Connect with us

O que você está procurando?

Dor

É possível evitar dores causadas pela má postura! Saiba como

As dores costumam ser consequência de longos períodos com uma má postura. No entanto, não basta corrigir a posição do corpo

É possível evitar dores causadas pela má postura! Saiba como
É possível evitar dores causadas pela má postura! Saiba como - Foto: Shutterstock

Entre as diversas dores que atingem o corpo, os desconfortos na coluna certamente estão entre os mais frequentes – e também entre os mais incapacitantes. São diversos os fatores que levam à dor nas costas, que pode irradiar desde o pescoço e os ombros até a lombar. O mais comum deles, aliás, é a má postura.

“As dores associadas à má postura, como a cervicalgia e lombalgia, estão diretamente relacionadas à questão da coluna cervical e lombar, porque são colunas que consideramos mais livres. Elas são sobrepostas por grupos musculares de sustentação, já a torácica tem uma grade de costelas que ajuda a manter a postura”, explica o Dr. Alessandro Santoro, médico ortopedista especialista em coluna vertebral.

Segundo ele, a dor é consequência de longos períodos com uma má postura. Na época da pandemia, por exemplo, o tempo de exposição do paciente ou do funcionário na frente do computador foi muito maior. “O paciente do home-office, em vez de seis ou oito horas trabalhando, ficou 10 horas, 12 ou até 14 horas no computador em casa. E isso gerou uma sobrecarga”, afirma.

Como fugir das dores da má postura

Felizmente, é possível corrigir este péssimo hábito. A própria Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) recomenda que o paciente se levante, mude de posições e faça alguns alongamentos a cada 40 ou 50 minutos para que não passem a adquirir maus hábitos.

“É importante se levantar para tomar uma água, falar com alguém ou buscar um papel na impressora, por exemplo. Isso porque essas ações ajudam a mudar a posição e reduzem o tempo de exposição. Em casa, por causa do home-office, o hábito de ficar muito tempo parado piorou, por isso, é importante ter um intervalo”, destaca o ortopedista.

Dor sem alívio

Aquela dor que não passa com repouso ou mesmo com medicações é um sinal de que o paciente continua persistindo no erro, adverte o Dr. Alessandro. “Muitas vezes, ele acaba ficando 10, 12 ou 14 horas sentado. Depois toma um remédio, e continua na mesma ação, repetindo a coisa errada. O que leva a um sinal de alerta é uma piora da dor sem resposta à medicação, então é preciso mudar o hábito”, diz.

O médico lembra que a dor do nosso corpo nada mais é que um alerta dizendo que tem alguma coisa errada. Portanto, se você não respeitar, a tendência é piorar até te travar. “Então, se começou a piorar a dor, você fez uso dos analgésicos, e não está tendo resposta, procure um médico”, recomenda.

Existe uma postura correta?

Quando tentamos corrigir a postura, automaticamente pensamos na posição completamente correta, de joelhos e cintura em 90 graus, e cotovelos apoiados na mesa. No entanto, esta ideia caiu por terra, afirma Alessandro. “Isso porque, apesar de você ter que ficar na posição correta o tempo inteiro, para isso, precisa de força muscular”, diz o médico. 

Segundo ele, a postura correta nada mais é que um período onde você vai gastar menos energia da sua musculatura paravertebral. “O ideal é que o paciente se levante a cada 40 ou 50 minutos e mantenha a coluna o mais ereta possível”, reforça.

Além disso, vale a pena destacar que todos devemos ter hábitos saudáveis. Por isso, o ortopedista indica sempre pensar em uma atividade física ao procurar uma mudança de hábito. “Não é só adquirir uma postura correta que vai te ajudar no seu dia de trabalho”, destaca. 

O segredo para corrigir a postura


“Se você precisa cumprir uma agenda de oito ou 10 horas continuamente na frente do computador, pense que isso seria uma maratona para a sua coluna. Então, você tem que treiná-la para que a musculatura consiga te manter numa postura melhor. O segredo é atividade física, sempre pensando num bem-estar. O ideal é fazer um trabalho de fortalecimento, preparando a coluna para o seu dia a dia, que pode ser mais leve ou pesado”, recomenda o ortopedista.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Se você treina e ainda consome refrigerante regularmente, veja os prejuízos que a bebida está causando ao seu organismo

Saúde Bucal

Mesmo com dentes de leite, as crianças com bruxismo devem passar pelo tratamento, uma vez que a condição pode causar problemas mais graves

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema