Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

É possível! Saiba como aproveitar as festas sem exagerar

Fuja da ressaca e mantenha a dieta! Nutricionista dá dicas para quem quer aproveitar as festas do verão sem fugir muito de uma rotina saudável

É possível! Saiba como aproveitar as festas sem exagerar
É possível! Saiba como aproveitar as festas sem exagerar - Foto: Shutterstock

O início do ano é recheado de festas e comemorações, especialmente por conta do calor do verão. As baladas, os churrascos, as idas à praia e o carnaval podem fazer com que qualquer rotina saudável vá por água abaixo. Principalmente porque, com tantos encontros fora da rotina e em um curto espaço de tempo, é difícil resistir às tentações e manter uma dieta equilibrada. No entanto, é preciso redobrar os cuidados durante as confraternizações para evitar o exagero e as consequências na balança e na saúde de uma forma geral.

Jaqueline Albino dos Santos, nutricionista do app de Saúde integrada Personal Virtual, afirma que, embora pareça impossível, é viável aproveitar esses momentos sem retroceder os resultados ou desregular o organismo. Afinal, comer o que gosta faz parte de uma vida equilibrada. Confira as dicas da especialista:

Opte por alimentos mais leves durante o dia

Para balancear melhor a quantidade de calorias a serem consumidas no dia, uma ótima dica é escolher alimentos mais leves nas refeições anteriores à principal. Não é porque você vai sair da dieta à noite, por exemplo, que precisa “chutar o balde” durante o dia todo.

A nutricionista também reforça a importância de fazer pequenas refeições durante o dia para estar bem alimentado e não exagerar. ‘’Mantendo esse cuidado, você garante que o seu metabolismo irá continuar funcionando corretamente e ficará mais saciado, não sentindo a necessidade de consumir uma grande quantidade de comida durante a refeição’’ explica a profissional.

Atenção às quantidades

Por mais que seja comum a ideia de pegar um pouquinho de cada prato, se existir uma variedade muito grande de alimentos, essa prática pode resultar em uma porção exagerada, e sem que você perceba, ir além do ideal. 

Jaqueline aconselha que, para não se privar das delícias das festas, é interessante definir prioridades. Ou seja, selecione apenas aqueles pratos que você realmente gosta. “Uma dica é pegar um prato e colocar o que você vai comer e não ficar ‘beliscando’, para, assim, não perder a noção do quanto está comendo”, recomenda.

Beba bastante água

Independente do momento, o consumo de água é fundamental para o funcionamento do organismo. Ela ajuda a desinchar o corpo e auxilia no processo de digestão, que acaba sendo mais complexo por conta alimentos ricos em carboidratos e açúcares, que são populares nas mesas das confraternizações, explica a nutricionista.

Cuidado com álcool

Caso ocorra o consumo de álcool, Jaqueline destaca que é preciso se atentar ao índice calórico dos drinks – cada grama de álcool contém aproximadamente 7 kcal, aponta ela. Se possível, beba somente quando estiver de estômago cheio para que a velocidade de absorção da bebida seja menor. “Outra forma de diminuir os efeitos do álcool, é intercalar o consumo com bebidas como sucos naturais e água, que reidratarão o corpo”, afirma.

Realize substituições inteligentes

Na hora da comemoração, as boas escolhas não devem ser deixadas de lado, pois substituições simples podem fazer a diferença no final. ‘’O refrigerante, por exemplo, não oferece nenhum benefício à saúde. Portanto,  é preferível o consumo de sucos naturais e de água. Na hora da sobremesa, coma uma pequena quantidade do seu doce favorito e deguste principalmente das frutas que são tão características desta época’’, esclarece a nutricionista.

Com moderação e algumas mudanças, é totalmente possível aproveitar os momentos mágicos do final de ano sem abrir mão da dieta. Caso você exagere na comilança, não tente compensar ficando sem comer. Retorne a sua rotina de treinos e cuidados com a alimentação saudável.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação