Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Medicamentos

Eficácia da pílula do dia seguinte aumenta com analgésico, diz estudo

Estudo de Hong Kong analisou impacto do piroxicam na eficácia do levonorgestrel, pílula do dia seguinte popular em todo o mundo

Eficácia da pílula do dia seguinte aumenta com analgésico, diz estudo
Eficácia da pílula do dia seguinte aumenta com analgésico, diz estudo - Foto: Shutterstock

A pílula do dia seguinte, também chamada de anticoncepção de emergência ou AE, é um medicamento contraceptivo de uso emergencial. Ela deve ser tomada horas após a relação sexual sem uso de preservativo ou qualquer outro método de contracepção, a fim de evitar uma gravidez indesejada. 

Nas primeiras 72 horas após a relação, a pílula do dia seguinte reduz a chance de fecundação em até 75%. No entanto, um estudo publicado na revista científica The Lancet mostrou que associar o medicamento a um analgésico aumenta sua eficácia.

O estudo

Um teste de 1998 com o levonorgestrel, uma das pílulas do dia seguinte mais populares do mundo, mostrou eficácia de 95% na prevenção da gravidez quando tomado até 24 horas após a relação sexual. A pesquisa, feita em Hong Kong entre 2018 e 2022, analisou uma amostra aleatória de 860 mulheres que solicitaram a pílula contraceptiva em um centro médico. 

Segundo o estudo, em um grupo de 418 mulheres que receberam levonorgestrel com piroxicam – medicamento para tratar dores de artrite e inflamações –, apenas uma delas ficou grávida. Com isso, o tratamento teve eficácia de 99,8%. 

Já em um segundo grupo com o mesmo número de participantes, que receberam um placebo como analgésico, sete mulheres engravidaram. O total significa uma eficácia de 98,3%.

Os dois grupos do estudo não mostraram diferenças significativas nos índices de efeitos colaterais, como atraso na menstruação, informaram os cientistas.

Relevância da pesquisa

De acordo com Sue Lo, coautora do estudo, a descoberta é “pioneira” e o resultado, portanto, é “realmente emocionante”. O coordenador do estudo, Raymond Li, explicou que o objetivo da pesquisa era sugerir que um medicamento “imediatamente disponível e seguro” pode reforçar a eficácia do levonorgestrel.

Sue Lo destaca que mais estudos são necessários antes de recomendar que as mulheres tomem o analgésico piroxicam com a pílula do dia seguinte. “Qualquer pessoa que precise de um contraceptivo de emergência deve consultar um médico”, afirmou, segundo informações da AFP (Agence France-Presse).

Métodos contraceptivos

Além da pílula do dia seguinte, que tem caráter emergencial, existem muitos outros métodos disponíveis para impedir uma gestação. Por isso, encontrar o método contraceptivo ideal pode ser complicado. Afinal, cada organismo é próprio e reage de um jeito diferente, podendo apresentar efeitos colaterais distintos.

“Até mesmo se você já utiliza um método há algum tempo pode ser que você comece a notar efeitos adversos, pois nosso corpo e estilo de vida estão em constante mudança”, explica a Dra. Eloisa Pinho, ginecologista. 

A pergunta sobre qual o melhor método contraceptivo é frequente e configura uma das dúvidas mais comuns entre as mulheres. “No entanto, a resposta não é simples, pois vai depender de uma série de fatores. Por isso, a consulta com o ginecologista é indispensável”, completa.
A profissional destaca que o preservativo é a única opção eficaz para prevenir ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Portanto, o ideal é que ele seja combinado com outros métodos contraceptivos, como o DIU ou a pílula anticoncepcional, por exemplo.

Advertisement

Você também vai gostar

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas

Dor

Ortopedista explica que nem sempre uma dor no joelho exige correção cirúrgica. No entanto, em alguns casos o paciente deve passar por cirurgia

Beleza

Dermatologista explica técnica slow care, focada na beleza natural e na saúde integral do paciente