Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Emagrecimento saudável: 5 passos para perder peso e manter a saúde

Especialista em emagrecimento saudável revela passo a passo para perder peso sem prejudicar a saúde física e mental

Emagrecimento saudável: 5 passos para perder peso e manter a saúde
Emagrecimento saudável: 5 passos para perder peso e manter a saúde - Foto: Shutterstock

Em alguns casos, perder peso promove qualidade de vida, fortalece a saúde e melhora o bem-estar. Ainda assim, é importante se manter distante das comparações. O ideal é não ficar preso a padrões estéticos, principalmente quando o desejo é mudar os hábitos e emagrecer. 

“Quando falamos em perder peso de forma saudável, precisamos levar em consideração o conceito da beleza consciente. Cada pessoa tem uma estrutura, um biotipo e o seu próprio padrão. A gente sabe que a estética também é importante e muitas vezes é isso que motiva inicialmente o indivíduo, então precisamos encontrar uma forma de equiparar os desejos, trazendo um olhar de saúde tão relevante quanto o da estética”, explica Edivana Poltronieri, especialista em emagrecimento saudável. 

A profissional afirma que existe um mantra que pode ser aplicável para todas as pessoas que passarão por este processo e que ajuda a deixar de lado apenas aquele anseio de se ter o ‘corpo perfeito’: “Cuidar da saúde mental e do bem-estar pessoal não é apenas sobre perder peso, é sobre ganhar vida”.

Para conseguir emagrecer de forma saudável, Edivana pontua que é necessário um acompanhamento com especialistas e orientação adequada. Além disso, existem alguns passos importantes que também podem ajudar nesse processo. Confira o passo a passo para perder peso e manter a saúde:

1º – Comece aos poucos e com equilíbrio

Engana-se quem acredita que só terá resultados se mudar toda a sua vida e rotina de um dia para o outro, destaca Edivana. Segundo ela, ir aos poucos e respeitar o seu próprio tempo pode ajudar a obter bons rendimentos no processo de perda de peso. “É importante inserir os novos hábitos saudáveis de forma equilibrada no dia a dia, começar parando de ingerir certos alimentos e quantidades, depois ir para uma alimentação mais saudável e assim por diante. Dessa forma, é possível fazer com que essas mudanças sejam mais duradouras, ganhando realmente uma vida mais saudável”, afirma.

2º – Faça exercícios e atividades que deem prazer

Existem diferentes modalidades de exercícios e atividades físicas que podem ser praticadas por quem deseja emagrecer. É o caso, por exemplo, da musculação, esportes, danças, e  outros. Escolher o que faz sentido com seus gostos e personalidade é fundamental. 

“Respeitar a individualidade e limite pessoal, pode ajudar de forma benéfica para a jornada de emagrecimento, pois quando a gente realiza atividades que nos dão prazer, além de queimar calorias, estamos alimentando a saúde da nossa mente e do corpo. No processo de emagrecimento, a atividade física ajuda também na melhora da condição física, do funcionamento biológico e diminui o risco de doenças cardiovasculares”, ressalta a especialista.

3º – Assuma um compromisso com os novos hábitos alimentares

Edivana conta que durante a jornada de emagrecimento, ter uma rotina equilibrada facilita a perda de peso. “Ao regularizar o organismo, ter um horário correto para comer e se manter nutrido, seguindo um plano alimentar elaborado por um profissional, ajuda a manter o metabolismo acelerado e avisar o cérebro que o corpo pode queimar calorias, isso porque o corpo gasta mesmo em repouso. No entanto, é preciso manter um déficit calórico acentuado e supervisionado por um nutricionista”, explica a profissional.

4º – Beba água

Não é novidade que se manter hidratado traz diversos benefícios para o corpo, e inclusive faz uma grande diferença na hora de perder peso. “A água é vital para o nosso corpo, já que ela auxilia na absorção de nutrientes, transporta as vitaminas por todo o organismo e contribui para um bom funcionamento geral de todos os órgãos”, indica Edivana.

5º – Cuide da saúde mental

Cuidar da saúde mental ajuda a ter autocontrole e bem-estar, condições importantes para obter bons resultados ao passar pelo emagrecimento. “A mente e o corpo precisam estar em harmonia, ambos sendo cuidados igualmente e diariamente. Não dá para pensar apenas em um ou no outro, pois se a nossa mente está fragilizada, geralmente compensamos na alimentação. E se focamos apenas no corpo, podemos desenvolver problemas sérios, como ansiedade. Por isso, exercitar também o ato de não se comparar a padrões, fará com que cada pessoa encontre o seu próprio caminho”, ressalta a especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto