Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Especialista alerta: excesso de peso aumenta o risco de lesão

Mais da metade da população brasileira vive com sobrepeso, o que aumenta o risco de problemas de saúde e também de sofrer uma lesão

Especialista alerta: excesso de peso aumenta o risco de lesão
Especialista alerta: excesso de peso aumenta o risco de lesão - Foto: Shutterstock

Mais da metade dos brasileiros tem excesso de peso (55,4%) e um em cada cinco são obesos, o que corresponde a 20,3% da população geral, mostram dados do estudo “A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS”, realizado por uma equipe formada por 17 pesquisadores de diversas universidades do Brasil e uma do Chile. A pesquisa indica ainda que, até 2030, esses números irão subir para 68% e 26%, respectivamente. Isso significa que o número de pessoas com risco aumentado para doenças crônicas e lesões irá crescer rapidamente no Brasil.

A hérnia de disco, por exemplo, uma patologia que antes atingia principalmente os idosos, e hoje acomete todas as faixas etárias. Ela pode surgir como resultado do sobrepeso. Mas, mesmo que essa não seja a causa principal, a condição pode intensificar o motivo que leva à dor.

Pisar torto indica que algo está errado

“Quando percebemos que a pessoa está pisando torto e, consequentemente, comprometendo a marcha dela na caminhada, apenas o fato de pisar torto já é prejudicial. Mas quando há, por exemplo, 20 kg a mais do que o corpo da pessoa poderia ter, essa situação só tende a piorar”, explica o personal trainer Samorai, especialista em movimentos, performance, treinamento 3Dimensional e fundador do Instituto de Performance Samorai.

Ele complementa dizendo que essa ineficiência mecânica visível pela pisada torta, quando associada ao sobrepeso, traz como principal consequência a lesão. “Se essa pisada, por exemplo, é uma das causas da dor, devemos levar em consideração o processo de emagrecimento, já que ele é uma condição da reabilitação”, afirma o personal.

Perdendo peso para evitar uma lesão

A perda de peso é uma somatória de hábitos, como alimentação balanceada, prática regular de atividade física e, em alguns casos, a própria cirurgia bariátrica. Isso porque a obesidade é uma doença crônica multifatorial, que necessita de acompanhamento e uso de medicamentos quando indicado pelo profissional de saúde.

Mas, além dessas práticas, o treinamento 3Dimensional, que traz como essência a ligação de corpo, mente e espírito, também tem a sua função no processo de emagrecimento. “Muitas vezes a obesidade está relacionada ao comportamento, ao ambiente, a valores, traumas, medos, solidão e diversos fatores socioculturais e familiares que devem ser levados em consideração para que o resultado seja obtido. Se não nos orientarmos por esses campos, ficamos no lugar comum que todos falam”, afirma Samorai.

Os exercícios se moldam de acordo com cada caso e seguem estratégias diferentes para alcançar os resultados. Entre eles podem aparecer atividades como HIIT, também conhecido como High Intensity Interval Training, ou treino intervalado de alta intensidade. Além disso, há os exercícios de força, de mobilidade ou aeróbicos.

“O que deve ser observado é se aquele treinamento está levando ao resultado esperado, seja a perda de 1kg por semana, 1kg a cada 15 dias, 1kg por mês. Se o exercício é ótimo para perda de caloria, mas está gerando dor, ele não é o exercício indicado. Aqui a lesão é o que está em primeiro lugar”, destaca Samorai. Por isso, é importante a procura por um profissional especializado que entenda a causa das dores para tratá-la de maneira correta.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Extremamente popular no Brasil, a banana é uma fonte rica de benefícios para atletas, especialmente corredores

Notícias

O diagnóstico do autismo costuma ser um desafio, bem como o seu tratamento. Veja como a ciência avançou nesses aspectos

Doenças

Apesar de serem frequentemente associadas, raramente a tontura é consequência de uma labirintite. Entenda as raízes do problema

Doenças

Além de ser uma doença silenciosa, a pressão alta é fator de risco para condições graves de saúde. Veja como prevenir