Quem trabalha sentado ou passa muito tempo na mesma posição sabe bem como essa rotina pode causar dores no corpo. O pescoço costuma ser uma das regiões mais atingidas pelo desconforto e, nesses casos, um alongamento pode ajudar.
Ainda que assuste algumas pessoas alongar o pescoço, com o devido cuidado é possível se comprimi-lo e, assim, se livrar das dores. O educador físico da TotalPass Jessé Ramos cita quatro benefícios da prática. Confira:
1 – Flexibilidade
“Quando isso acontece, os músculos ficam enrijecidos e, por consequência, doloridos após alguma movimentação. Por isso, alongar de forma regular ajuda a eliminar essa sensação, já que os músculos e articulações ficarão mais flexíveis, apaziguando o desconforto causado quando ficamos várias horas em frente ao computador ou sentados, por exemplo”, diz o especialista.
2 – Aumento da circulação sanguínea
“O movimento sanguíneo torna-se mais fluido, diminuindo a probabilidade de possíveis lesões e problemas futuros. Exercitar os músculos certifica que eles fiquem relaxados, característica que vai muito além de um alívio momentâneo. Nesse sentido, não há dúvidas de que uma boa circulação sanguínea melhora a qualidade de vida como um todo”, destaca Jessé.
3 – Evita diferentes dores
“Exercitar regularmente essa parte do corpo desempenha um papel significativo na prevenção e interrupção desses incômodos. Mas atenção: caso os sintomas persistam, procure um ortopedista para um diagnóstico completo”, alerta o educador físico.
4 – Pode ser feito a qualquer hora
Esse alongamento não se limita a um momento do dia. “Realizar esses exercícios pela manhã ajuda a preparar os músculos para os compromissos diários. No meio do dia, durante as pausas no trabalho para aliviar a tensão acumulada. Já quando a pessoa alonga antes de dormir, ela tende a relaxar mais e contribui com a melhora do sono”, conclui Jessé Ramos.