Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Mental

Dificuldade financeira é principal causa de estresse; como aliviar a tensão

Estudo aponta que os problemas financeiros são a maior causa de estresse entre os brasileiros. Entenda como aliviar a tensão e o mal-estar

Dificuldade financeira é principal causa do estresse; saiba como aliviar a tensão
Dificuldade financeira é principal causa do estresse; saiba como aliviar a tensão / Foto: Shutterstock

A dificuldade financeira é a principal causa de estresse dos brasileiros, como apontam dados da seção nacional da International Stress Management Association (ISMA-BR). Em 2019, 73% dos brasileiros indicaram os problemas financeiros como a principal fonte de tensão. Em 2021, esse total subiu para 78%.

De acordo com outro levantamento realizado no ano passado, desta vez do Instituto FSB Pesquisa em parceria com a empresa de seguros SulAmérica, 63% da população diz ser imprescindível reduzir os gastos para o bem da saúde mental. Para 47%, o aperto financeiro é a primeira preocupação.

A preocupação do brasileiro com as finanças aumentou na pandemia. As consequências da tensão se refletem diretamente na saúde mental, que, por sua vez, impacta a saúde como um todo. Mesmo que os problemas financeiros não vão embora de maneira tão simples, pode ser mais fácil reduzir os sintomas do estresse. Confira como aliviar a tensão a partir de 4 dicas simples.

1 – Coma bem para reduzir o estresse

Fazer lanches saudáveis é sempre uma boa maneira de controlar os níveis de tensão. Especialmente com a ingestão de algo doce, como uma fruta, por exemplo. A ligação entre cérebro e intestino é comprovada e o doce ajuda a reduzir hormônios que provocam o estresse. Mas nada de se esbaldar no açúcar! Dê preferência para os ingredientes naturais.

2 – Pratique exercícios divertidos

Eles mantém a saúde na rotina, e evita o maléfico sedentarismo. No entanto, é bom optar por uma atividade que lhe dê prazer. Isso porque os benefícios costumam ser limitados quando fazemos aquilo que não gostamos.

3 – Busque autoconhecimento e veja o estresse ir embora

Fazer uma reflexão e entender a razão do estresse é um passo primordial. Dessa maneira, fica mais fácil adquirir perspectiva e tentar resolver o problema, analisando sua real dimensão. Para isso, atividades que estimulam o autoconhecimento, como meditação e terapia, são recomendadas.

4 – Descanse a mente

Ler, acompanhar uma série ou fazer outras atividades de descontração também é importante. Mergulhar em outras realidades é fundamental para dar uma pausa na rotina e evitar o estresse.

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Ranking The Mental State of the World apontou o Brasil como um dos cinco países com pior taxa de saúde mental do globo

Saúde Mental

As técnicas milenares do yoga contribuem diretamente para reduzir os níveis de estresse, impedindo que o problema se torne crônico

Doenças

Audiologista aponta os potenciais riscos que o estresse pode oferecer à saúde, especialmente ao comprometimento da audição

Doenças

Diversos fatores da rotina aumentam os níveis de estresse, o que, por sua vez, aumenta o risco de um acidente vascular cerebral (AVC)