Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Exagerou nas festas de fim de ano? Saiba como fazer um detox

Comida e bebida alcoólica em excesso podem levar a um desequilíbrio do organismo. Nutricionista dá dicas de como fazer um detox

Exagerou nas festas de fim de ano? Saiba como fazer um detox
Exagerou nas festas de fim de ano? Saiba como fazer um detox - Foto: Shutterstock

Família e amigos reunidos, mesa farta e bebidas alcoólicas em abundância são as marcas das festas de fim de ano. Nesse cenário, é comum comermos e bebermos mais do que o normal, o que traz a sensação de corpo inchado, organismo lento e fome aumentada. No entanto, é possível reverter esses desconfortos com um detox.

Para a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, não há detox milagroso, nem alimentos que fazem uma limpeza instantânea no organismo. “O termo desintoxicação significa eliminar as impurezas que o organismo acumula e isso é feito principalmente por alguns órgãos, como o nosso fígado e os nossos rins, independentemente da composição da alimentação. Portanto, o que podemos fazer é dar suporte aos nossos órgãos, diminuindo o consumo de alimentos pesados que dificultem a digestão”, explica.

Renata orienta que após períodos de excessos, é interessante investir nos alimentos diuréticos, como os vegetais, as frutas e líquidos em geral, principalmente os chás, como o de gengibre, chá verde e chá branco. “Tudo isso ajuda nossos rins e fígados a agirem com mais agilidade”, ressalta.

Além dos alimentos gordurosos, as bebidas alcoólicas também merecem atenção redobrada. A especialista afirma que o ideal é consumi-las com moderação e aos poucos, alternando com ingestão de água e alimentos. Mas, em caso de exageros, a dica é descansar o corpo e focar na hidratação, apostando em sucos naturais, água de coco e água.

4 frutas para ajudar no detox

A nutricionista indica o consumo de quatro frutas para acelerar a desintoxicação do organismo:

Lichia: rica em vitamina C, a lichia ajuda no reforço do sistema imunológico e no combate aos radicais livres. Contém também cálcio, que atua na saúde óssea e muscular; potássio, que tem ação no controle da pressão arterial; e antocianinas, que têm ação antioxidante. 

Ameixa: esta é uma ótima fonte de fibras, que age de forma laxativa e possui vitamina K, importante para a saúde óssea e para a coagulação, além de componentes antioxidantes, que atuam diretamente na saúde da pele.

Uva rubi: a fruta possui vitamina C, o que reforça o sistema imunológico. Ela também é uma ótima fonte de resveratrol, antioxidante que previne doenças cardiovasculares.

Abacaxi: assim como a uva, o abacaxi também possui vitamina C. Além disso, ele é composto bromelina, uma enzima natural que ajuda na boa digestão, principalmente de proteínas.

Como colocar o metabolismo em ordem

A especialista ainda ensina alguns truques que podem ajudar no detox e no reequilíbrio do organismo. Confira:

  • Ingerir bastante água (o suficiente para deixar a urina bem clarinha);
  • Comer 2 a 3 frutas por dia;
  • Consumir vegetais crus em maior quantidade no almoço e no jantar;
  • Preferir fontes de proteínas magras, como carnes assadas ou cozidas, sem pele ou gordura aparente;
  • Evitar o consumo de alimentos que contenham açúcar, corantes e/ou adoçantes artificiais;
  • Evitar todo tipo de alimento industrializado, como embutidos, enlatados, temperos prontos, refeições congeladas e fast food.
Advertisement

Você também vai gostar

Câncer

A prática de atividade física previne câncer de próstata, ajuda no tratamento e aumenta chances de cura em pacientes com a doença

Alimentação

Cada vez mais estudos científicos provam a relação entre o consumo de alimentos ultraprocessados e o desenvolvimento de câncer

Saúde da Mulher

Diversas celebridades estão passando pela menopausa, e muitas compartilharam suas experiências com a reposição hormonal

Doenças

A fotofobia causa maior sensibilidade à luz, e é mais frequente no verão. Pessoas com olhos claros são mais sensíveis