Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Bucal

Existe jeito certo de arrancar dente de leite? Dentista explica

Uma mãe viralizou após usar parafusadeira para arrancar dente de leite da filha. Dentista contraindica o método, e ensina maneira mais adequada

Existe jeito certo de arrancar dente de leite? Dentista explica
Existe jeito certo de arrancar dente de leite? Dentista explica - Foto: Shutterstock

Uma mãe viralizou após usar uma parafusadeira para arrancar o dente de leite da filha. O método inusitado deu certo e, mesmo após um pequeno susto, a pequena Ana Júlia, de 8 anos, apareceu sorrindo com a “janelinha” e o dente na mão. 

Embora tenha corrido tudo bem, vale destacar que a técnica não deve ser reproduzida. Isso porque a parafusadeira é uma ferramenta perigosa e pode machucar qualquer um dos envolvidos. Além disso, a ação pode causar riscos à saúde oral da criança.

“Nós dentistas desencorajamos as extrações de dentes de leite nesse formato. Ao arrancar o dentinho de forma muito brusca e com objetos que estejam sujos podemos, eventualmente, expor a criança a riscos desnecessários”, alerta a Dra. Anna Karolina Ximenes, dentista da IGM Odontopediatria. 

Dentre os principais riscos, a profissional cita, por exemplo:

  • Infecção pela manipulação inadequada e sujeira desses objetos que estão sendo utilizados na ação; 
  • Retenção de pequenos pedaços da raiz, por se tratar de um movimento muito brusco;
  • Danos ao tecido gengival, com um maior sangramento e dor;
  • Trauma emocional, nos casos de insucesso, pois há aumento da ansiedade e do estresse na criança se for preciso repetir a tentativa de remoção do dente de leite.

Existe um jeito certo de arrancar o dente de leite?

A dentista ressalta que a retirada dos dentes de leite geralmente representa um momento de muita alegria para os pais e para a criança, pois uma nova etapa está se iniciando. Portanto, vale destacar que existe uma forma mais adequada de se fazer isso em casa. “Com o dente bastante mole, podemos usar uma gaze ou pano limpos, fazer movimentos circulares suaves até que ele se desprenda da gengiva”, orienta a profissional.

Já a partir dos seis anos de idade é esperado o período de troca da dentição de leite para a dentição permanente. Segundo Anna Karolina, o momento ideal para realizar a extração é quando o dente está tão mole que dá a impressão de que vai sair “sozinho”.

Por mais “soltinho” que esteja, é normal surgir um leve sangramento. Por isso, recomenda-se pedir para a criança morder uma gaze por alguns minutos, além de consumir líquidos ou alimentos bem gelados. 

Já nos casos em que os pais ou a criança sintam dificuldades para retirar o dente de leite deve-se procurar sempre ajuda profissional. É o caso, por exemplo, de algumas situações de retenção tardia do dente de leite, onde não há uma reabsorção completa da raiz do dente decíduo e o mesmo fica retido na boca. 

“Com isso o dente permanente desvia seu trajeto e irrompe em uma posição ectópica (normalmente atrás do dente de leite) e, por isso, esse dentinho de leite não amolece adequadamente, o que torna sua extração indicada por um profissional”, diz a dentista.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto