Connect with us

O que você está procurando?

Insônia

Existe uma posição certa para dormir? Veja qual a melhor para a coluna

As posições mais preferidas para dormir geralmente são as que mais sobrecarregam a coluna, gerando dores e atrapalhando o sono

Existe uma posição certa para dormir? Veja qual a melhor para a coluna
Existe uma posição certa para dormir? Veja qual a melhor para a coluna - Foto: Shutterstock

Dormir bem não se trata apenas de conseguir as horas adequadas de sono. Isso porque a maneira como dormimos, especificamente a posição que adotamos, pode ter implicações significativas para nossa saúde, especialmente para a coluna vertebral. Por isso, é importante reavaliar nossos hábitos de sono para assegurar um descanso verdadeiramente reparador.

Posições inadequadas para a coluna

Uma das posições mais comuns, mas potencialmente prejudiciais, é dormir de bruços. Segundo o Dr. Luciano Miller, ortopedista e cirurgião de coluna do Hospital Albert Einstein, dormir de bruços pode causar uma pressão adicional na coluna, forçando-a a uma posição não natural. 

“De fato, ao adotar esta posição, a coluna sofre uma tensão desnecessária, especialmente quando a cabeça está virada para o lado. Este alinhamento inapropriado ao longo do tempo pode levar a dores persistentes e a problemas crônicos”, explica o médico.

Outra preocupação comum é a de pessoas que dormem de lado. Embora, para muitos, pareça uma das posições mais confortáveis, se feita incorretamente, pode ser prejudicial. “Dormir de lado com as pernas totalmente esticadas, por exemplo, pode causar tensão na parte inferior das costas”, disse Miller.

A posição fetal, de lado e com as pernas enroladas, é outra favorita para muitos. Mas, explica Miller, aqui também há armadilhas. “Se enrolar demais, como em uma posição fetal apertada, pode restringir a respiração profunda e exercer pressão adicional sobre a coluna e os quadris. Portanto, é vital manter um equilíbrio, garantindo que você não se curve excessivamente”, reforça o cirurgião.

Miller lembra que dormir de costas sem o suporte adequado para as pernas também tem potencial para causar tensões desnecessárias na lombar.

Existe posição certa?

A melhor posição para dormir é aquela que respeita a postura natural da coluna. Por isso, ao dormir de lado, é aconselhável dobrar ligeiramente as pernas, o que ajuda a manter um alinhamento mais natural da coluna. Já ao dormir de costas, o médico destaca que é importante usar um travesseiro sob os joelhos ao dormir de costas para aliviar essa pressão e promover um alinhamento saudável.

Luciano reforça que a qualidade do sono não se mede apenas pelas horas que dormimos, mas também pela maneira como posicionamos nosso corpo. “A consciência de nossos hábitos noturnos e a disposição para fazer os ajustes necessários podem ser a chave para uma saúde da coluna duradoura e, consequentemente, um bem-estar mais amplo em nossas vidas”, conclui.

Advertisement

Você também vai gostar

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara

Doenças

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a...

Medicamentos

Casal virou notícia após mulher engravidar mesmo com DIU e laqueadura. Obstetra explica as chances disso acontecer