Dormir bem à noite é indispensável para ter disposição durante o dia e, assim, aguentar a rotina. Contudo, diversos fatores podem atrapalhar a qualidade do sono, como a temperatura ambiente. É o que apontam cientistas da Universidade de Harvard.
O estudo
De acordo com os pesquisadores, a temperatura ideal para um sono reparador é entre 20ºC e 25ºC. Isso porque, quando o termômetro chega a 30ºC, a qualidade do sono cai entre 5 e 10%; e nas temperaturas abaixo de 15ºC, a perda da capacidade de descansar também diminui entre 2 e 5%. Portanto, o ambiente não deve estar nem muito quente, e nem muito frio.
Para chegar a essa conclusão, os cientistas coletaram dados sobre quase 11 mil noites individuais de sono vividas por 50 adultos mais velhos. Usando monitores de sono vestíveis e sensores ambientais, os pesquisadores monitoraram a duração, a eficiência e a inquietação do sono durante um longo período nas casas dos participantes.
Como melhorar a qualidade do sono
Para dormir verdadeiramente bem, principalmente no inverno, manter a temperatura do quarto ajustada e usar roupas de cama apropriadas é ideal para garantir um ambiente aconchegante e propício ao descanso.
“Durante o inverno, usar cobertores de materiais naturais, como lã ou algodão, pode ajudar a manter o conforto térmico sem superaquecer”, aconselha Gabriel Cardoso Oliveira, consultor do sono da Ortobom.
Além disso, o especialista recomenda manter o quarto bem ventilado durante o dia, pois ajuda a evitar umidade excessiva e, assim, mantém o ambiente mais saudável, livre de patógenos que podem causar alergias.
Por fim, um colchão adequado é essencial para dar suporte correto à coluna, aliviando pontos de pressão e melhorando a postura durante o sono. A escolha do colchão certo, conforme Gabriel, oferece conforto físico e também térmico.
“Cada pessoa tem necessidades e preferências diferentes, mas alguns fatores são universais. Opte por colchões que ofereçam suporte adequado e materiais que ajudem na regulação térmica”, destaca.