Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Frutas congeladas perdem os nutrientes? Médica responde

As frutas congeladas podem ser mais práticas e refrescantes no dia a dia, mas será que a prática compensa do ponto de vista nutricional?

Frutas congeladas perdem os nutrientes? Médica responde
Frutas congeladas perdem os nutrientes? Médica responde - Foto: Shutterstock

As frutas congeladas são uma boa opção para se refrescar nos dias mais quentes, e possibilitar manter uma alimentação saudável mesmo em uma rotina corrida. Além disso, também é uma maneira de prolongar a vida útil desses alimentos, garantindo mais economia. Mas será que do ponto de vista nutricional, compensa congelá-las?

De acordo com a médica Dra. Lorena Balestra, a resposta para essa pergunta não é tão simples. Isso porque a retenção dos nutrientes após o congelamento depende de fatores como a demora para congelar. ”É verdade que, em geral, a colheita no auge da maturação e o congelamento rápido podem preservar os benefícios nutricionais, ou seja, devemos congelar assim que compramos o alimento”, explica Lorena.

Vantagens das frutas congeladas

Segundo a médica, uma vantagem é o fato de durarem por vários meses, o que pode ser uma opção econômica e prática para quem busca ter sempre frutas à disposição, mesmo fora de época. 

Além disso, ao comprar frutas já congeladas e preparadas, como fatias de morango prontas para um delicioso smoothie, você economiza tempo na preparação das refeições em um dia corrido. Os alimentos frescos são ricas em nutrientes também, mas devem ser consumidos mais rapidamente se desejamos aproveitar suas vitaminas.

O importante é entender que, de forma geral, os benefícios para a saúde ao consumir frutas frescas e congeladas são muito semelhantes. Cada opção possui suas particularidades e, dependendo do alimento e da forma como será utilizado, ambas podem ser benéficas para a nutrição. 

A melhor maneira de congelar suas frutas

A Dra. Lorena destaca que é importante tomar cuidado com a higiene das frutas para evitar contaminação por germes nocivos, como salmonella e E. coli. Portanto, lavar bem as frutas antes do consumo, especialmente as frescas, é uma medida simples que pode ajudar a reduzir os riscos de doenças transmitidas por alimentos.

É importante seguir algumas orientações para garantir que o processo seja eficiente. Confira:

  • Escolha frutas frescas e maduras: Frutas em seu ponto de maturação ideal têm maior conteúdo de nutrientes.
  • Lave bem: Antes do congelamento, é essencial lavar as frutas para remover resíduos de pesticidas e sujeira.
  • Remova sementes e caroços: Algumas frutas têm sementes e caroços que podem comprometer a textura após o congelamento.
  • Corte em pedaços pequenos: Frutas grandes podem congelar de maneira desigual, por isso é recomendável cortá-las em pedaços menores e uniformes.
  • Utilize recipientes adequados: Armazene as frutas em sacos ou potes próprios para congelamento, retirando o máximo de ar possível.
  • Evite a formação de cristais de gelo: Quanto mais rápido o processo de congelamento, menor a formação de cristais de gelo que podem afetar a qualidade nutricional.
  • Consuma em prazo razoável: Apesar do congelamento ajudar a preservar os nutrientes, com o tempo, alguns ainda podem se deteriorar. Tente consumir as frutas congeladas dentro de um prazo razoável para obter o melhor valor nutricional.

Congelar frutas pode ser uma ótima opção para preservar sua qualidade e prolongar sua disponibilidade durante o ano todo. No entanto, é fundamental compreender que a escolha entre frutas frescas e congeladas dependerá do tipo de fruta e da forma como ela será consumida, destaca Lorena. 

Por isso, sempre consulte um profissional de saúde qualificado para obter orientações personalizadas e seguras sobre a melhor abordagem nutricional para suas necessidades individuais.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto