Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Homens também podem ter diástase abdominal; entenda a condição

Muito frequente em mulheres após a gestação, a diástase abdominal também pode atingir os homens, causando dor e outros desconfortos

Homens também podem ter diástase abdominal; entenda a condição
Homens também podem ter diástase abdominal; entenda a condição - Foto: Shutterstock

A diástase abdominal se caracteriza pelo afastamento dos músculos retos abdominais, que são os músculos localizados na região da barriga. Embora seja frequente em mulheres após a gravidez, esta é uma condição que também atinge homens, como no caso do ator Alexandre Frota, que operou recentemente para corrigir o problema.

Como surge a diástase abdominal?

Segundo o cirurgião plástico Dr. Victor Hugo Cordeiro, a separação dos músculos pode ocorrer devido ao enfraquecimento das fibras conjuntivas que os mantêm unidos. “A diástase masculina pode ocorrer como resultado do aumento da gordura abdominal, especialmente quando combinado com a falta de atividade física regular”, explica o especialista.

Além disso, homens que se dedicam a treinos intensos e frequentes, mas não prestam atenção adequada à sua postura e respiração durante o exercício, também podem estar em maior risco de desenvolver essa condição, acrescenta o médico.

Condição causa dor e desconforto

O especialista também explica que, além das questões estéticas, a diástase abdominal masculina pode causar sintomas incômodos, como dor nas costas, na região lombar e na própria barriga. “A  fraqueza dos músculos abdominais pode comprometer a estabilidade da coluna vertebral e reduzir o suporte postural, tornando-se um fator de risco para lesões e problemas musculoesqueléticos”, afirma o Dr. Victor Hugo. 

Existe tratamento?

De acordo com o cirurgião plástico, o tratamento da diástase abdominal em homens pode variar de acordo com a gravidade do caso. Em casos mais avançados, pode ser necessário recorrer à cirurgia plástica para correção do problema. 

“A cirurgia para diástase abdominal masculina é um procedimento seguro e eficaz. Nela, o cirurgião plástico trabalha para realinhar os músculos retos abdominais, devolvendo a aparência e a funcionalidade da musculatura abdominal. É importante ressaltar que a cirurgia deve ser realizada por um profissional qualificado e experiente para garantir resultados naturais e minimizar riscos”, ressalta o médico. 

O Dr. Victor Hugo alerta que tanto homens quanto mulheres não devem negligenciar a diástase abdominal. Além das questões estéticas, é essencial tratar essa condição para evitar complicações de saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse