Connect with us

O que você está procurando?

Insônia

Insônia afeta a saúde do coração: veja como dormir melhor

Um sono de má qualidade sobrecarrega o sistema cardiovascular e prejudica o coração. Veja como vencer a insônia

Insônia afeta a saúde do coração: veja como dormir melhor
Insônia afeta a saúde do coração: veja como dormir melhor - Foto: Shutterstock

A saúde do coração é bastante complexa, uma vez que envolve diversos fatores, como alimentação, exercício físico, medicamentos usados ao longo da vida, consumo ou não de álcool, tabagismo, entre outros. Contudo, um dos aspectos mais importantes é, muitas vezes, esquecido: o sono.

O sono é fundamental para prevenir doenças cardíacas. Isso porque um descanso de qualidade ajuda a reduzir o risco cardiovascular por promover um descanso ao corpo, reduzir o risco de AVC, de hipertensão arterial, regular o sistema cardiovascular, reduzir o estresse, ajudar a controlar o peso, recuperar o corpo, entre outras funções.

Pensando nisso fica claro que a insônia, por outro lado, sobrecarrega o sistema cardiovascular, colocando a saúde do coração em risco. 

Efeitos negativos da insônia na saúde do coração

De acordo com o médico cardiologista Dr. Roberto Yano, a privação crônica de sono pode prejudicar bastante a saúde cardiovascular.

“A privação de sono por longos períodos contribui para um risco aumentado de doenças cardiovasculares, além de gerar distúrbios metabólicos, como aumento da inflamação e da resistência insulínica, que contribuem para doenças cardíacas”, alerta o médico.

Segundo ele, quando dormimos mal, nossa pressão arterial tende a ficar mais elevada, assim como a frequência cardíaca. 

“Você libera mais fatores inflamatórios que vão prejudicar o seu corpo a longo prazo. Além disso, o seu nível de estresse e ansiedade piora pela privação do sono. Enfim, o risco de eventos cardiovasculares como infarto e derrame é maior naqueles que dormem mal, menos de 6 horas por dia”, explica.

Como melhorar a qualidade do sono?

De acordo com o Dr. Roberto Yano, a higiene do sono ajuda a melhorar a qualidade do descanso. No entanto, se os sintomas de insônia persistirem é fundamental buscar ajuda médica.

“A higiene do sono é uma série de hábitos que contribuem para criar um ambiente acolhedor, afastar as distrações e criar rotinas que estimulem o sono”, explica o cardiologista.

Dentre os vários cuidados inclusos nela estão:

  • Evitar telas uma hora antes de dormir (então o ideal é não levar o celular para o quarto, e nem ter televisão no ambiente);
  • Ter um ambiente escuro e com temperatura agradável;
  • Ter o hábito de dormir no mesmo horário;
  • Evitar cafeína após o almoço;
  • Evitar jantar muito perto da hora de dormir.
Advertisement

Você também vai gostar

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara

Doenças

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26/04), data que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a...