Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Jejum associado ao HIIT acelera perda de peso, entenda

O treino intervalado de alta intensidade (HIIT) pode dobrar os resultados em perda de peso quando associado ao jejum intermitente

Jejum associado ao HIIT acelera perda de peso, entenda
Jejum associado ao HIIT acelera perda de peso, entenda - Foto: Shutterstock

Quem deseja emagrecer com rapidez costuma procurar fórmulas mágicas na internet. No entanto, as dietas restritivas podem ter resultados indesejáveis e, inclusive, causar o efeito contrário. Felizmente, um estudo realizado por cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia mostrou que o jejum intermitente aliado ao treino de alta intensidade (HIIT) pode dobrar o resultado da perda de peso.

O HIIT (High Intensity Interval Training), como seu próprio nome diz, é um treino intervalado de alta intensidade. Ele pode ser realizado em academias, parques ou mesmo em casa, não depende de equipamentos modernos e, por isso, é acessível para a maioria das pessoas. Além disso, a técnica promete gastar centenas de calorias durante o dia. O resultado pode ser ainda maior quando o HIIT é praticado durante um jejum intermitente.

Impacto na perda de peso

A pesquisa norueguesa avaliou 131 mulheres com excesso de peso e idades entre 19 e 45 anos. Um quarto delas fez jejum intermitente de 10 horas, outras um quarto fizeram treinos de HIIT, e o restante fizeram as duas coisas juntas. Além disso, um outro grupo de controle, com 33 mulheres, continuou sua dieta habitual e atividades físicas. Os quatro grupos fizeram mudanças na rotina por sete semanas. 

Os resultados mostraram que as participantes que fizeram o jejum intermitente junto do HIIT conseguiram eliminar o dobro de peso. Elas perderam, em média, cerca de 3,6 quilos em comparação com o grupo de controle.

Acompanhamento profissional é indispensável

O cardiologista chefe da Clínica PrimeCor, Dr. Francisco Pupo, destaca que é preciso ter cuidado com a combinação de jejum e treino de alta intensidade, especialmente sem acompanhamento médico.

“Este tipo de treino acelera muito os batimentos cardíacos. Portanto, para uma pessoa sedentária, por exemplo, é fundamental a realização de um check up cardiológico antes de iniciar o programa físico. Além disso, para iniciar a combinação do HITT com o jejum, deve haver uma avaliação do quadro de saúde da pessoa para evitar qualquer risco cardiovascular ou de hipoglicemia”, alerta.

O especialista reforça que o um profissional de educação física deve conduzir o treino. Ele será o responsável por acompanhar a evolução gradativa da intensidade, assim como um nutricionista ou endocrinologista deve orientar o jejum para garantir uma perda de peso saudável. “O jejum intermitente precisa de orientação. Não é só parar de comer, existe todo um planejamento e acompanhamento”, reforça.

O profissional de educação física Octávio Battistelli reforça que o treino HIIT exige acompanhamento profissional. “Nem todos podem sair praticando sem antes uma avaliação”, afirma. Além disso, é preciso uma progressão na rotina de atividades, para evolução do condicionamento físico.

Combinação pode prevenir a diabetes

Os benefícios do jejum intermitente associado ao HIIT vão além da perda de peso. O estudo norueguês também apontou que as mulheres praticantes de jejum somado aos exercícios de alta intensidade conseguiram ter um melhor controle de açúcar no sangue a longo prazo, se comparando com o grupo controle. Isto reflete diretamente na prevenção da diabetes tipo 2. Além disso, os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença nos níveis de colesterol ou pressão arterial entre os grupos que fizeram treinamentos de alta intensidade ou jejum intermitente.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Não aposte em dietas milagrosas para emagrecer. Veja como perder peso consumindo frutas saudáveis e com poucas calorias

Emagrecer

É comum escapar da dieta aos finais de semana. O importante é não se culpar por isso e voltar à rotina com responsabilidade

Medicamentos

Diversos famosos apareceram com o tamanho da cabeça desproporcional em relação ao corpo após perder peso, o que tem sido atribuído ao Ozempic

Alimentação

O psyllium melhora a digestão, contribuindo para a saúde do intestino, e promove saciedade, acelerando a perda de peso