Cultivada na região da Sicília, na Itália, a laranja moro chama a atenção pela polpa de tom vermelho-rubi, característica que se deve ao alto teor de antocianinas. Esses polifenóis não são encontrados em outras frutas cítricas, o que faz dela um alimento diferenciado e bastante valorizado.
O extrato da fruta, inclusive, foi recentemente aprovado pela Anvisa e passou a ser amplamente usado em suplementos como o Morosil, conhecido por auxiliar na queima de gordura, em especial a localizada no abdômen. Além de contribuir para a perda de peso, a laranja moro também apresenta forte ação antioxidante, graças à elevada concentração de antocianinas.
O que a ciência já comprovou
Segundo a nutricionista especializada em nutrição esportiva, Thais Bonelly, a fruta reúne propriedades importantes:
“A laranja moro possui altas concentrações de vitamina C e compostos que ajudam no combate à oxidação e tem ação anti-inflamatória. A presença desses compostos atua em sinergia, potencializando os seus efeitos quando associados às estratégias de perda de peso, induzindo a termogênese e reduzindo a inflamação e a oxidação de ácidos graxos”.
Pesquisas indicam que a laranja moro favorece a lipólise, processo de quebra de gordura no organismo, o que contribui para redução de peso e medidas corporais. Há também evidências de efeito terapêutico contra o estresse oxidativo e de melhora nos níveis de triglicérides e colesterol.
Além disso, o Morosil, derivado da fruta, auxilia na diminuição do tamanho das células de gordura. Quando aliado a uma rotina saudável de alimentação e exercícios, pode favorecer a redução da gordura em regiões de maior acúmulo, como o abdômen.
Como potencializar os efeitos
A especialista reforça que os resultados dependem de hábitos equilibrados:
“Para o sucesso do uso da laranja moro, ele deve ir junto com uma alimentação saudável, ricas em fibras, pobre em açúcares e alimentos ultraprocessados. Além disso, não se esquecendo da importância da ingestão de água e da prática de atividade física”.
Combinação com cromo
Por fim, outro ponto relevante é a possível associação da fruta ao cromo, mineral que contribui para a melhora da resposta à insulina e pode ajudar no controle da vontade de comer doces.
“O picolinato de cromo é a fonte mais biodisponível do mineral. Por esses fatores, pode ser um bom aliado na perda de peso”, afirma Thais.
De acordo com a nutricionista, quando usado junto com a laranja moro, o cromo potencializa seus efeitos. Isso porque a distribuição da gordura corporal está diretamente relacionada à sensibilidade à insulina — mecanismo em que o mineral atua de forma eficaz.
