Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Lesões na coluna podem afetar mobilidade; veja o que fazer

Parte do sistema nervoso central, a coluna é uma região imprescindível para a mobilidade de todo o corpo

Lesões na coluna podem afetar mobilidade; veja o que fazer
Lesões na coluna podem afetar mobilidade; veja o que fazer - Foto: Shutterstock

O sistema nervoso é uma rede bastante complexa que possui um papel importante no funcionamento do corpo humano. Dentre suas funções mais importantes, está a mobilidade. Isto é, a capacidade de mover-se e coordenar os movimentos.

Por isso, quando ocorrem lesões na coluna, especialmente na medula espinhal (parte do sistema nervoso central), a mobilidade pode ser significativamente afetada, como explica o nеuro-ortopеdista, Dr. Luiz Fеlipе Carvalho.

“A medula espinhal transmite sinais entre o cérebro e o resto do corpo. Ela é responsável por conduzir impulsos nervosos que controlam os movimentos voluntários e as funções sensoriais. Por isso, lesões na coluna vertebral podem interromper ou danificar esses sinais, resultando em perda de sensação e controle motor abaixo do local da lesão”, explica.

Efeitos de lesões na coluna

De acordo com o Dr. Luiz Felipe Carvalho, quando ocorrem lesões na coluna, diversos problemas podem surgir, afetando não só a coluna em si, mas a mobilidade de regiões inteiras do corpo.

“A  paraplegia é uma das condições mais conhecidas associadas a lesões na coluna, ela envolve a perda de movimento e sensação nas pernas. Outra condição é a tetraplegia, que afeta os membros superiores e inferiores, causando um maior comprometimento da mobilidade”, diz o médico.

Conforme o neuro-ortopedista, as causas mais comuns de lesões na coluna incluem acidentes automobilísticos, quedas, lesões esportivas e traumas. Ou seja, geralmente eventos espontâneos, o que dificulta a sua prevenção.

Contudo, algumas atitudes preventivas ajudam a reduzir esses riscos. É o caso, por exemplo, do uso de cintos de segurança, práticas esportivas seguras e medidas para evitar quedas, especialmente em ambientes de alto risco, pontua Felipe.

É possível curar uma lesão na coluna?

Quanto mais vértebras são afetadas pela lesão, maiores podem ser as complicações e menores as chances de reversão total dos efeitos. No entanto, em alguns casos é possível tratá-las, explica o médico.

“O tratamento de lesões na coluna geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo cirurgia, fisioterapia e terapia ocupacional. Tratamentos mais recentes, como células tronco, também podem ajudar, assim como próteses e órteses”, diz o especialista.

Vale destacar que nem todos os tipos de lesões na coluna podem ser curadas. Isso porque, quanto mais profunda e mais ampla for a lesão, afetando mais de uma vértebra, ou lesão extensa medular, por exemplo, maiores os riscos de efeitos irreversíveis, conclui o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação