Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Mastopexia e mamoplastia sem silicone: entenda como são as cirurgias

Cirurgião plástico sinaliza tendência em relação a cirurgias mamárias sem inserção de silicone, como a mastopexia e a mamoplastia

Mastopexia e mamoplastia sem silicone: entenda como são as cirurgias
Mastopexia e mamoplastia sem silicone: entenda como são as cirurgias - Foto: Shutterstock

O Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. E, dentre os procedimentos mais feitos, estão aqueles que envolvem a região das mamas, como a mamoplastia e a mastopexia. No entanto, um movimento recente nos consultórios médicos tem mostrado uma nova tendência: a realização dessas cirurgias sem a inserção de uma prótese de silicone.

De acordo com o cirurgião plástico Dr. Fernando Amato, é perfeitamente possível remodelar e levantar as mamas sem o uso de implantes de silicone. “Acredito que estamos assistindo a uma mudança de tendência, a busca por um corpo mais natural, porém esteticamente harmonioso”, comenta o especialista, que explica abaixo como são as cirurgias. Confira:

Mastopexia

Também conhecida como lifting de mama, é a cirurgia que visa elevar e reposicionar os seios. Essa técnica não utiliza implantes para alterar o volume das mamas, mas sim remove o excesso de pele e ajusta o tecido mamário, resultando em mamas mais contornadas.

Pode ser indicada para corrigir a ptose mamária, caracterizada pela queda ou flacidez das mamas, causada pela gravidez, amamentação, perda de peso ou pelo processo natural de envelhecimento. 

Para algumas mulheres, o peso adicional dos implantes pode contribuir para dores nas costas e desconfortos. A mastopexia sem prótese evita esse risco, pois promove um estilo de vida mais confortável e ativo.

“Além do resultado duradouro, a mastopexia sem prótese dá uma aparência mais natural às mamas, com menos cicatrizes. Além disso, proporciona recuperação rápida, sem o risco de complicações que podem ser causadas pelos implantes, e durabilidade dos resultados”, explica o cirurgião plástico.

Mamoplastias sem prótese de silicone

É a cirurgia que remodela a mama sem o uso de implantes de silicone. Isso pode envolver a remoção de excesso de pele, reposicionamento do tecido mamário e, em alguns casos, a redução do tamanho das aréolas.

Para mulheres com mamas muito volumosas, a mamoplastia sem prótese pode reduzir os impactos na saúde da coluna, pescoço, ombros e até mesmo em problemas emocionais.

“Venho analisando as tendências em cirurgia plástica de mamas e posso afirmar que é cada vez maior o desejo da mulher em ter uma aparência das mamas harmoniosa, porém, buscando cirurgias com menos manutenção, ou seja, fazer uma quantidade menor de procedimentos, mas com resultados duradouros, e isso inclui a mastopexia e a mamoplastia sem prótese”, comenta o Dr. Amato.

Próteses menores e tecnologia 3D

Outra tendência, segundo aponta Dr. Fernando Amato, é de os próprios médicos colocarem implantes menores. “Assim, é possível evitar algumas complicações que os implantes maiores podem causar. A ideia de colocar volumes absurdos já é coisa do passado”, sinaliza o cirurgião plástico.

Além disso, o uso de tecnologia 3D também está cada vez mais presente nos consultórios de cirurgia plástica, aponta Fernando. Segundo ele, a tecnologia ajuda médico e paciente a visualizarem os resultados potenciais das cirurgias de mama que utilizam prótese de silicone antes mesmo da intervenção cirúrgica.

“A mastopexia e a mamoplastia podem ser realizadas separadamente ou combinadas, dependendo das necessidades e objetivos da paciente. O importante é alinhar as expectativas com o cirurgião plástico e juntos definirem o melhor procedimento”, finaliza o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação