Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Médica compartilha 11 dicas fáceis para quem quer perder peso

Especialista em nutrologia revela onze conselhos simples que podem facilitar a rotina de quem deseja perder peso em 2024

Médica compartilha 11 dicas fáceis para quem quer perder peso
Médica compartilha 11 dicas fáceis para quem quer perder peso - Foto: Shutterstock

Com o início do novo ano, muitas pessoas estão em busca de estratégias simples e eficientes para perder peso e adotar um estilo de vida mais saudável. Além das dicas convencionais, a médica Dra. Lorena Balestra, pós-graduada em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), compartilha sugestões fáceis para acrescentar na sua rotina de 2024. Confira:

1. Comece com um café da manhã nutritivo

Inicie o dia com um café da manhã equilibrado, mas vá além: inclua alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas e frutas de cor laranja, que auxiliam na eliminação de toxinas e contribuem para a saúde metabólica. Além disso, a especialista recomenda fontes de fibras como aveia para ajudar na saciedade e energia durante o resto do dia, o que facilita o processo de perder peso.

2. Hidrate-se adequadamente

Se você deseja emagrecer, deve intensificar sua hidratação com muita água. A médica destaca que muitas vezes quando acreditamos estar com fome, estamos na verdade com sede. Lorena indica multiplicar seu peso por 35 ml de água, assim é possível descobrir a quantidade mínima que tem que consumir diariamente.

3. Faça escolhas inteligentes nos seus lanches

Experimente consumir lanches ricos em ômega-3, como nozes e sementes de chia. “Esses ácidos graxos essenciais não só promovem a saciedade, mas também contribuem com diversos benefícios nutricionais. Acrescentar opções de proteínas magras também ajuda a aumentar a saciedade. Além disso, lanches proteicos são ótimos combustíveis para o ganho de massa muscular”, afirma a especialista.

4. Incorpore atividades físicas simples

Além dos exercícios convencionais, pratique atividades que envolvam equilíbrio, como yoga ou pilates para perder peso. Essas atividades não apenas queimam algumas calorias, mas também fortalecem o núcleo, melhoram a postura e diminuem a ansiedade, que pode te fazer comer demais.

5. Controle as porções nas refeições

A especialista em nutrologia indica investir em grandes porções de vegetais e legumes como cenoura, abobrinha, pimentão e berinjela, que possuem poucas calorias e geram saciedade.

6. Durma bem

“A qualidade do sono está diretamente ligada à regulação hormonal e, consequentemente, ao controle do peso”, alerta a médica. Portanto, para melhorar a qualidade do sono, crie um ambiente propício, mantendo o quarto escuro, silencioso e fresco. 

7. Mantenha um diário alimentar

Além de registrar alimentos, anote também os momentos em que se sente mais motivado para o exercício. Segundo Balestra, identificar padrões positivos pode ajudar a otimizar a programação de atividades físicas e, por fim, a perder peso.

8. Reduza alimentos ultraprocessados, gorduras e açúcares

Além de evitar alimentos ultraprocessados, considere reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e gorduras. “Os pacientes relatam benefícios para a saúde digestiva e perda de peso ao adotar uma dieta com menos açúcar e gordura adicionada”, ressalta.

9. Ordem dos alimentos nas refeições

A pesquisadora é criadora do método “40P/30G/30C” que organiza as refeições por ordem de ingestão dos alimentos. Isto é, primeiro proteínas, saladas, legumes e vegetais, grãos, e os carboidratos por último. Esse método auxilia na saciedade, fazendo com que o consumo de alimentos seja menor.

10. Planeje refeições com antecedência

Quando você cozinha antecipadamente na noite anterior, isso evita que coma alimentos de fácil preparo e pouco valor nutricional, como macarrão instantâneo, hambúrgueres e empanados. Essa é uma das dicas que mais facilitam a rotina e mais impactam na perda de peso.

11. Pratique o Mindful Eating

Além de saborear cada refeição, pratique a respiração profunda antes de comer. Isso não apenas ajuda a relaxar, mas também facilita a transição para o estado de repouso, otimizando a digestão.

Ao incorporar essas dicas, é possível criar hábitos saudáveis aos poucos, que contribuem para a perda de peso gradual e sustentável. “Lembre-se de que a individualidade desempenha um papel crucial, e é sempre aconselhável adaptar as estratégias de acordo com as suas necessidades e preferências pessoais”, finaliza Lorena.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

A vacina da gripe é a principal forma de prevenir a doença. Entenda alguns mitos sobre o imunizante esclarecidos por especialistas

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança