Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Saúde da Mulher

Miomas podem se tornar gigantes sem tratamento; veja os sintomas

Médico alerta sobre tendência de aumento de miomas uterinos que não recebem tratamento adequado. Saiba os sintomas da condição

Miomas podem se tornar gigantes sem tratamento; veja os sintomas
Miomas podem se tornar gigantes sem tratamento; veja os sintomas - Foto: Shutterstock

Os miomas uterinos são muito comuns. Dados da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) mostram que cerca de 80% das mulheres em idade fértil terão miomas em alguma fase da vida. 

Mas, muitas vezes, os miomas sequer são notados por um bom tempo, o que faz com que eles cresçam e cheguem a tamanhos impressionantes. Assim, podem pesar vários quilos e prejudicar bastante a qualidade de vida da mulher. 

Quando se tem informação sobre sintomas, causas e cuidados relacionados, a mulher consegue identificar os primeiros sinais da presença de um mioma, o que aumenta bastante as chances de recuperação e facilita todo o tratamento, explica o especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva

No entanto, sem esse conhecimento, a situação só costuma ser identificada quando chega a um extremo. Além disso, não é somente a falta de informação o principal causador desse problema.

Alexandre alerta ainda que, na grande maioria dos casos, quando a mulher tem o diagnóstico, ela recebe a orientação pelo seu ginecologista de somente acompanhar o seu mioma – ou porque é muito pequeno, ou porque ainda não causa sintomas. Segundo o especialista, isso pode ser um grande erro.

Portanto, no momento do diagnóstico, o ginecologista aconselha procurar um especialista. Isso porque, ao acompanhar a condição apenas com exames anuais, o mioma pode se desenvolver ao ponto do tratamento exigir uma histerectomia (retirada do útero). Devido à complexidade e ao teor da cirurgia, muitas mulheres “fogem” dessa conduta, aponta o médico. A consequência é um mioma ainda maior.

Miomas gigantes

Os miomas podem crescer indefinidamente quando não são adequadamente identificados e não possuem os cuidados necessários, podendo gerar situações muito graves.

Alexandre lembra que, em 2022, uma mulher passou por uma cirurgia de emergência no Rio de Janeiro para a remoção de um tumor de 46 kg, o maior já identificado. De acordo com as informações, a mulher acreditava que estava apenas engordando,o que reforça a importância da informação para evitar esse tipo de situação.

Como identificar um mioma de forma precoce?

De acordo com o Dr. Alexandre Silva e Silva, para identificar miomas precocemente é importante realizar seus exames de rotina e estar atenta aos primeiros sintomas.

“Existem sintomas muito característicos que podem ajudar a identificar miomas de forma precoce”, diz o médico. Ele salienta, principalmente:

  • Aumento do fluxo menstrual;
  • Aumento do volume abdominal;
  • Cólicas e dores abdominais constantes;
  • Intestino preso (obstipação intestinal);
  • Dificuldade para segurar a urina;
  • Dores durante e após as relações sexuais.

“Além disso, é fundamental realizar todos os seus exames de rotina, pois eles ajudam a identificar os miomas e direcionar os tratamentos de acordo com a necessidade da paciente”, reforça o Dr. Alexandre Silva e Silva.

Advertisement

Você também vai gostar

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê

Alimentação

Especialista em nutrologia explica as diferenças entre a doença celíaca, a intolerância ao glúten e a alergia ao trigo. Saiba os sintomas

Dor

Ortopedista explica que nem sempre uma dor no joelho exige correção cirúrgica. No entanto, em alguns casos o paciente deve passar por cirurgia

Beleza

Dermatologista explica técnica slow care, focada na beleza natural e na saúde integral do paciente