Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Mental

Negligenciar a ansiedade traz riscos à saúde, saiba quais

Sem o tratamento adequado, a ansiedade pode gerar outros problemas de saúde – tanto física quanto mental

Negligenciar a ansiedade traz riscos à saúde, saiba quais
Negligenciar a ansiedade traz riscos à saúde, saiba quais - Foto: Shutterstock

A ansiedade é uma resposta natural do organismo diante de situações estressantes. Porém, quando em excesso, ela pode se tornar um problema sério de saúde mental. Aliás, este é um desafio cada vez mais comum na sociedade moderna.

“Cada vez mais tenho atendido pacientes com quadros de ansiedade, muitas vezes que têm que realizar tratamentos quase vitalícios para a condição”, aponta o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento. Segundo ele, é possível evitar este tipo de terapia com um tratamento empático e direcionado”.

Sintomas e diagnóstico de ansiedade

O psiquiatra destaca os principais sinais para identificar a ansiedade:

  • Preocupação excessiva;
  • Inquietação;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Tensão muscular;
  • Distúrbios do sono;
  • Sintomas físicos como taquicardia, sudorese e tremores, por exemplo.

A frequência e intensidade desses sintomas são importantes para distinguir entre ansiedade normal e transtorno de ansiedade, afirma o Dr. Flávio. “O diagnóstico é feito através de avaliação clínica, histórico e, em alguns casos, exames complementares. Já o tratamento segue mesmo que a condição do paciente seja um transtorno específico de ansiedade”, explica o médico.

Riscos de negligenciar a ansiedade

Se o transtorno não tiver o devido controle, podem surgir diversos riscos tanto à saúde física quanto mental. “A ansiedade não controlada pode desencadear sintomas emocionais, como depressão, irritabilidade, ataques de pânico e dificuldades em tomar decisões. Ela também pode afetar o sono, gerando insônia e fadiga crônica”, alerta o psiquiatra.

Além disso, o funcionamento profissional e social pode ser prejudicado. Isso, por sua vez, leva a problemas de desempenho no trabalho, isolamento social e dificuldades nas relações interpessoais. “Por isso, o tratamento adequado é fundamental para evitar esses riscos à saúde”, salienta o médico.

Como o tratamento pode ajudar?

O tratamento adequado da ansiedade é fundamental para a recuperação dos pacientes. “A terapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é uma abordagem eficaz que ajuda a identificar e modificar padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos mal adaptativos”, afirma Flávio.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação