Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Osteoporose: 4 fatos para entender a doença

A osteoporose atinge mais de 15 milhões de pessoas no Brasil (OMS) e representa um grave problema de saúde pública

Osteoporose: 4 fatos para entender a doença
Osteoporose: 4 fatos para entender a doença - Foto: Shutterstock

Hoje é o Dia Mundial e Nacional da Osteoporose (20/10). A doença causará uma fratura óssea em 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens com mais de 50 anos em todo o mundo. Mesmo após uma fratura, cerca de 80% dos pacientes ainda não recebem o diagnóstico e tratamento, indicam dados da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).

“A osteoporose tem prevenção. Por isso, fazemos todo ano uma campanha para orientar as pessoas, incluindo alguns testes de saúde óssea para que possamos diminuir essas estatísticas”, declara o médico endocrinologista Dr. Sergio Setsuo Maeda, presidente da ABRASSO.

Osteoporose

A osteoporose se caracteriza por perda de massa e deterioração de qualidade óssea conforme vamos ficando mais velhos, principalmente após a menopausa nas mulheres. É uma doença silenciosa, pois muitas vezes só é diagnosticada quando a pessoa sofre uma fratura óssea após uma queda. Os principais locais de fratura são o punho, a coluna e o quadril.

As fraturas decorrentes da osteoporose podem ocasionar dor e redução da mobilidade, o que dificulta a realização de tarefas básicas do cotidiano. Além disso, especialmente as fraturas de quadril podem levar a longos períodos de internação hospitalar, com risco aumentado de infecções e óbito. 

“Trata-se de um grande problema de saúde pública, com muitas internações e pessoas incapazes de retomarem suas vidas após uma fratura em decorrência da fragilidade óssea”, comenta o especialista. 

As medidas de prevenção começam ainda na infância, destaca o Dr. Maeda. Ele recomenda, por exemplo:

  • Boa ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados;
  • Atividade física regular com exercícios resistidos e de equilíbrio, pensando no fortalecimento de músculos, ossos e articulações;
  • Exposição solar para formação de vitamina D.

4 fatos para entender a doença

O especialista separou quatro fatos acerca da osteoporose para entendermos melhor a extensão e o impacto da doença. Confira:

  1. Nas mulheres acima de 45 anos de idade, as fraturas por causa da osteoporose resultam em mais dias de hospitalização do que muitas outras doenças, incluindo diabetes, infarto e câncer da mama;
  2. Cerca de 20% a 24% dos pacientes vão a óbito no primeiro ano após uma fratura de quadril;
  3. Cerca de 40% das pessoas que tiveram fratura no quadril ficam incapazes de andar sem ajuda; 60% necessitam de assistência um ano depois; 80% não conseguem dirigir e/ou fazer compras.
  4. 33% dos pacientes com fratura de quadril ficam totalmente dependentes ou em casa de repouso no ano seguinte à fratura de quadril.
Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar