Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Outono e Inverno: 3 males que afetam o ouvido, nariz e garganta

Baixas temperaturas e tempo seco facilitam o surgimento de doenças respiratórias. Saiba quais os sinais de alerta durante o outono e o inverno

Outono e Inverno: 3 males que afetam o ouvido, nariz e garganta
Outono e Inverno: 3 males que afetam o ouvido, nariz e garganta - Foto: Shutterstock

As altas temperaturas podem enganar, mas já estamos no Outono-Inverno, período do ano  com dias mais frios e ar mais seco. Essa combinação gera uma série de problemas à saúde, que afetam especialmente a garganta, o ouvido e o nariz. Em relação às crianças e aos idosos, é preciso redobrar os cuidados.

Muitas vezes, as infecções são parecidas e, por isso, trazem dúvidas sobre sintomas e qual tratamento seguir. Para isso, o médico Dr. Lucas Sampaio, filiado a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), esclarece como diferenciar algumas dessas doenças — como, por exemplo, a otite média, a sinusite e a rinite alérgica. Confira:

Otite média

As otites médias costumam aparecer durante o outono e o inverno, preferencialmente em crianças que estejam resfriadas, gripadas, com infecção respiratória ou de garganta. “O organismo está mais frágil e, por isso, essas bactérias e vírus que residem nas vias aéreas passam para a orelha média e se proliferam”, explica o médico.

Segundo ele, os principais sintomas da otite média costumam ser:

  • Febre;
  • Dores de ouvido;
  • Perda auditiva temporária.

Esses sinais costumam surgir de repente, acrescenta o especialista. “Em lactantes e crianças pequenas, podem aparecer outros sintomas como irritabilidade, apatia, falta de apetite, vômitos, diarreia ou conjuntivite, por exemplo, o que pode dificultar o diagnóstico. O indicado é sempre procurar o pediatra ou clínico geral para encaminhar o paciente ao otorrinolaringologista. E nunca se deve se automedicar”, alerta.

Sinusite

A sinusite, outra doença comum do outono, causa muito incômodo devido à forte dor na face, na região entre os olhos e muita pressão na cabeça. “Por causar inflamação nas mucosas dos seios da face, as pessoas sentem muitas dores ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos”, explica o médico. Ele lembra que gripes e resfriados predispõem a doença.

Segundo Lucas, existem dois tipos de sinusite: a aguda e a crônica. Os sinais da forma aguda incluem:

  • Dores de cabeça;
  • Febre;
  • Obstrução nasal;
  • Cansaço;
  • Coriza;
  • Tosse; que em alguns casos pode ser excessiva e gerar uma dor e inflamação na garganta, dores musculares e perda de apetite.

“Na sinusite crônica, os sintomas costumam ser os mesmos da aguda, porém podem variar de intensidade. A tosse costuma ser o sintoma mais presente no paciente”, afirma.

Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não. É o caso, por exemplo, de pelos de animais, mofo, pólen, perfume, fungos, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, poeira do ambiente, entre outros.

“O nosso nariz tem a função de filtrar o nosso sistema respiratório e, quando entra em contato com partículas, substâncias tóxicas e irritantes, o nosso organismo pode gerar reação alérgica reacional”, explica Lucas.

Essas ações envolvem sintomas como: 

  • Nariz entupido ou escorrendo;
  • Espirros;
  • Coceira;
  • Alterações no olfato, como, por exemplo, a redução da capacidade de sentir cheiros.

“Existem vários medicamentos e vacinas antialérgicas que podem aliviar os sintomas ou prevenir as crises. Porém, somente o médico poderá indicar o melhor tratamento e a dosagem recomendada”, finaliza o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto