Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Para reduzir a glicose no sangue: conheça 5 legumes poderosos

Nutricionista revela cinco legumes poderosos – e um truque bônus – para reduzir a glicose no sangue, afastando o risco de diabetes

Para reduzir a glicose no sangue: conheça 5 legumes poderosos
Para reduzir a glicose no sangue: conheça 5 legumes poderosos - Foto: Shutterstock

Os níveis adequados de glicose no sangue são fundamentais para o funcionamento do nosso organismo. No entanto, em concentração elevada, o quadro pode intensificar o risco de diabetes, dentre outros malefícios. Para prevenir o problema, a alimentação deve ajudar – sobretudo com o consumo de determinados legumes.

Pensando nisso, a nutricionista Jéssica de Freitas revelou 5 legumes poderosos no controle da glicose no sangue, a fim de melhorar a alimentação e, assim, proteger a saúde, Confira:

1 – Cenoura

Segundo a especialista, a cenoura é rica em betacaroteno e isso conta muitos pontos. “Esse antioxidante ajuda a regular o açúcar no sangue e a melhorar a função das células beta pancreáticas, que produzem a insulina. Esse benefício seria capaz de atuar na prevenção da diabetes mellitus tipo 2”, garante.

2 – Brócolis

A nutricionista explica que o consumo de fibras é fundamental para controlar o nível de glicose no sangue, já que não é digerida. Isto é, o sangue não a absorve da mesma forma que faria com outros carboidratos. 

“Além disso, o brócolis tem um composto chamado sulforafano, que controla a resistência insulínica e os níveis de glicose. Um estudo com pacientes diabéticos mostrou que esse composto químico reduz em mais de 10% os níveis de glicose no sangue”, acrescenta Jéssica.

3 – Abobrinha

A abobrinha é rica em fibras solúveis que reduzem a velocidade de absorção dos alimentos, o que evita o pico de glicose no sangue. “Como tem um baixo índice glicêmico, é uma ótima opção de legumes para substituir o carboidrato no prato”, diz a nutricionista.

4 – Berinjela

Esta opção pode ser um ótimo acompanhamento para o seu próximo jantar ou almoço, além de ser essencial para a saúde. Isso porque, além de conter fibras solúveis e ser um legume de baixo índice glicêmico, a berinjela contém compostos clorogênicos, que tem uma ação de regular o açúcar no sangue, destaca Jéssica.

5 – Couve-flor

“Seja no vapor ou no arroz, a couve-flor pode ser um ótimo complemento na refeição para ajudá-lo a manter os níveis de glicose no sangue sob controle. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina A antioxidante, boa fonte de vitamina K e é pobre em carboidratos”, explica a profissional.

Bônus: os benefícios do vinagre de maçã

Jéssica acrescenta ainda que o consumo de vinagre de maçã entre 10 a 30ml antes do almoço ou jantar pode diminuir a elevação da glicemia em até 30%. “Portanto, iniciar as refeições pela salada ou pelos alimentos que contenham mais fibras, proteínas ou até mesmo gorduras saudáveis faz diferença”, finaliza Jéssica de Freitas.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Também conhecida como hipertensão, a pressão alta atinge 32,5% da população adulta brasileira, o que representa 36 milhões de pessoas. Além disso, mais de...

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar