Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Fitness

Pilates: conheça 3 exercícios para fortalecer as articulações

Fisioterapeuta ensina três exercícios de pilates que podem ser feitos em casa e ajudam a fortalecer as articulações, evitando dores e lesões

Pilates: conheça 3 exercícios para fortalecer as articulações
Pilates: conheça 3 exercícios para fortalecer as articulações - Foto: Shutterstock

Seja por conta de atividades físicas intensas ou do envelhecimento natural do corpo, hora ou outra seremos atingidos por dores articulares ou lesões. No entanto, o pilates se mostrou uma abordagem eficiente e segura que promove a melhora na saúde das articulações e previne lesões.

Vantagens do pilates

O pilates é um método global e dinâmico que fortalece a musculatura, alivia dores e, além disso, melhora a rigidez articular. A fisioterapeuta Josi Araujo, da Pure Pilates, destaca que esse método é considerado seguro, eficaz e de baixo impacto. Por isso, é uma opção ideal para pessoas com lesões articulares crônicas.

“O pilates trabalha para fortalecer a musculatura, proporcionando alívio da dor e melhora da rigidez articular. Com o tempo, as articulações naturalmente tendem a desgastar, o que pode resultar em dores e inflamações”, aponta a especialista. 

Segundo ela, o método exige uma boa coordenação, além de estabilidade e preparação para a sobrecarga que esses movimentos repetitivos proporcionam. Dessa forma, promove controle respiratório, alinhamento postural e reequilíbrio muscular.

A modalidade também é recomendada para pessoas com problemas articulares pré-existentes. “O pilates trabalha o corpo de forma global, melhorando não apenas a força, mas também a flexibilidade e o alívio das dores”, ressalta a fisioterapeuta. 

Nesse sentido, ele é extremamente recomendado para pessoas com problemas articulares, pois os exercícios de mobilidade aumentam a amplitude de movimento das articulações, reduzindo a rigidez e a sobrecarga sobre tendões e ligamentos.

Há contraindicação?

Uma das grandes vantagens do pilates é que pessoas de todas as idades podem praticá-lo. Isto é, desde crianças, a partir dos 7 anos, até idosos que buscam manter a qualidade de vida, todos podem se beneficiar desse método. “O pilates é para todos. Isso porque ele é adaptável às necessidades individuais de cada pessoa, trabalhando de forma personalizada para alcançar os objetivos de cada aluno”, afirma a professora.

Para quem tem problemas articulares e deseja praticar pilates, a fisioterapeuta destaca que não há contraindicações absolutas. No entanto, é necessário ter cautela na aplicação de determinados movimentos, levando em consideração as particularidades de cada indivíduo.

Exercícios de pilates para fortalecer as articulações

Quando se trata de fortalecer as articulações por meio do pilates, existe uma ampla gama de exercícios que podem ser altamente benéficos. Eles têm o propósito de fortalecer os músculos para melhorar o suporte às articulações, minimizando desgastes e sobrecargas indesejadas. Josi ensina três formas que podem ajudar a reduzir dores e lesões. Confira:

Exercício 1 – Side Kicks: front and back (chute lateral para cima e para baixo)

Foto: Shutterstock

Objetivo: Fortalecer glúteo médio e mínimo, fibras superiores e laterais do glúteo máximo, tensor da fáscia lata e sartório. Alongar adutores.

Como fazer: Deite de lado em linha reta, braço de baixo flexionado sob a cabeça, mantenha a perna de baixo estendida e apoiada no solo e a perna de cima alinhada com o quadril.

Exercício 2 – Swimming

Foto: Shutterstock

Objetivo: Fortalecer paravertebrais, deltóide anterior e médio e glúteo máximo.

Como fazer: Deite em prono, braços estendidos acima da cabeça e pernas estendidas.

Exercício 3 – Rolo – Agachamento a fundo

Foto: Shutterstock

Objetivos: Fortalecer quadríceps, isquiotibiais e glúteos. 

Como fazer: Fique em pé, com um pé apoiado no rolo e o outro em frente. Empurre o rolo para trás, até chegar a posição de 90 do joelho que está na frente, depois retorne para a posição inicial lentamente.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frutas nativas do Brasil protegem o intestino e previnem doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, condições cardiovasculares e câncer

Dor

Ortopedista especialista em coluna aponta oito atitudes que podem ajudar a preservar o principal eixo de sustentação do nosso corpo

Alimentação

A introdução alimentar costuma ser um grande desafio, principalmente quando o bebê apresenta reações alérgicas

Insônia

Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê