Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Pneumonia: conheça as opções de vacinas contra a doença

Pneumo 15 e Pneumo 23 são as opções disponíveis de imunizantes contra a pneumonia, doença que tirou mais de 44 mil vidas brasileiras em 2022

Pneumonia: conheça as opções de vacinas contra a doença
Pneumonia: conheça as opções de vacinas contra a doença - Foto: Shutterstock

Mais de 44 mil pessoas morreram de pneumonia só no Brasil, entre janeiro e agosto de 2022, indica o Ministério da Saúde. Nesse contexto, as formas de prevenção e combate à doença são extremamente valiosas para a saúde pública, como é o caso das vacinas.

Vacinas contra a pneumonia

A novidade que acaba de chegar à rede privada de vacinação é a vacina Pneumo 15, para pessoas a partir de 6 semanas de vida. Ela previne contra meningite, bacteremia (infecção grave no sangue), pneumonia e otite média aguda, causadas por 15 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo). 

De acordo com a infectologista pediátrica Cristiana Meirelles, gerente médica da Beep Saúde, a nova vacina deve ter aplicação entre 1 e 4 doses. Isto é, dependendo da faixa etária. A médica ressalta que as reações mais comuns em crianças de 6 meses a 2 anos costumam ser irritabilidade, sonolência, febre, perda de apetite, dor e endurecimento no local da aplicação. Já em crianças maiores, adolescentes e adultos, podem acontecer cefaléia, mialgia e dor ou inchaço na região da aplicação.

Além disso, após quase dois anos indisponível no mercado privado, a vacina pneumocócica 23 está de volta na rede privada. Ela protege contra pneumonia, meningite, bacteremia ou septicemia causadas por 23 tipos da bactéria Streptococcus pneumoniae (pneumococo). “A vacina é indicada para pessoas a partir de 60 anos como rotina, crianças acima de 2 anos, adolescentes e, além disso, adultos com condições de risco para doenças pneumocócicas invasivas”, comenta a infectologista.

Esquema vacinal

Entenda o esquema vacinal com a proteção mais ampla, lembrando a importância de sempre consultar um médico:

  • Para crianças a partir de 2 meses de vida, a recomendação é a vacinação rotineira com a Pneumo 13v ou 15v (a quantidade de doses necessárias dependerá da idade da pessoa no início da vacinação). 
  • Para pessoas acima de 60 anos, recomenda-se o esquema com a Pneumo 13v ou 15v, seguida pela Pneumo 23v (respeitando o intervalo de 6 a 12 meses da vacina anterior), acrescido de uma outra dose de Pneumo 23v, 5 anos depois.
Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

O ritmo e a frequência da pulsação fornecem informações sobre a saúde cardíaca. Aprenda a checar em casa

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse