Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Pós-operatório: o que não fazer após uma cirurgia plástica

Influencers viralizaram recentemente desrespeitando o repouso do pós-operatório. Saiba o que evitar após uma cirurgia plástica

Pós-operatório: o que não fazer após uma cirurgia plástica
Pós-operatório: o que não fazer após uma cirurgia plástica - Foto: Shutterstock

Recentemente, algumas influenciadores deram maus exemplos de como se portar no pós-operatório de uma cirurgia plástica. No fim de agosto, Daylane dos Santos e Dany Moraes protagonizaram um vídeo em que dançam em uma festa enquanto ainda estão utilizando curativos de um procedimento – como esparadrapos, meias de compressão e até mesmo um dreno. Poucos dias depois, a advogada Deolane Bezerra apareceu comendo um hot dog dias após realizar uma lipoaspiração. Especialistas condenam práticas do tipo.

“Infelizmente isso não é incomum. A gente vê muitos pacientes nessa situação em pós-operatório, mesmo que saibamos que tem uma recuperação mais rápida ou que foi um procedimento menor, não importa. Precisa se respeitar, respeitar o tempo de cicatrização, e o tempo normal de cada pessoa”, destaca o cirurgião plástico Dr. Victor Hugo Cordeiro.

O também cirurgião plástico Dr. Douglas Westphal explica que o organismo gasta muita energia para o processo de cicatrização. “Então, se a paciente está gastando energia, ela vai acabar prejudicando o processo de cicatrização por conta desse gasto calórico. Além disso, também porque ela acaba aumentando a tensão na cicatriz, o que aumenta a chance de ter uma complicação,como uma ferida operatória ou abrir ponto, fora o risco de infecção”, alerta.

Restrições no pós-operatório

Segundo ele, o período de recuperação após uma lipoaspiração é menor do que em relação a outras cirurgias plásticas, como a abdominoplastia, por exemplo. Isso porque as incisões são mínimas. Além disso, não há nenhuma restrição de movimento nem de posição para dormir. O profissional também afirma que não sugere nenhuma contraindicação alimentar, apenas repouso e uso de taping por 7 dias.

Porém, isso pode mudar entre os profissionais. O Dr. Victor Hugo Cordeiro, por exemplo, indica evitar alimentos industrializados, principalmente aqueles com um longo prazo de validade. Isso porque eles são ricos em sódio, o que leva ao acúmulo de líquido no corpo, causando inchaço e piorando a resposta inflamatória, atrasando a diminuição do edema pós-cirúrgico.

“O mais importante e principal no pós-cirúrgico é manter uma dieta adequada pensando em hidratação. Isto é, sempre hidratar mais do que o normal, intercalando água de coco e isotônicos. Isso ajuda na diminuição do edema e na limpeza das toxinas que são liberadas após trauma, além de melhorar a função renal, diminuindo o inchaço e o edema do corpo após a cirurgia”, justifica o médico.

Dicas para se recuperar após uma cirurgia plástica

Conforme Victor Hugo, existem alimentos que ajudam muito na cicatrização, como é o caso das proteínas e da vitamina C, além de óleos essenciais como o ômega. Além disso, o especialista recomenda o consumo de vegetais com betacaroteno, como a cenoura, a couve e outras folhas verdes. “Aliás, quanto mais verde escuro a folha for, melhor ajuda na produção de hemoglobina, na recuperação do corpo e na cicatrização pós-cirúrgica”, ressalta.

“Um pré-operatório bem feito com profissional qualificado e um pós-operatório certinho, saudável, com caminhadas, com exercícios e seguindo todas as orientações médicas, diminui muito os riscos e complicações e melhora muito os resultados. Mas, a cirurgia plástica é um complexo, pois ela não consegue sozinha realizar um efeito tão bonito ou tão perfeito. É sempre um conjunto de ações entre o paciente, médico e vida saudável”, salienta o cirurgião.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia

Emagrecer

Diversos fatores levam ao ganho de peso. Conhecê-los é fundamental para conseguir emagrecer definitivamente

Dor

Diversos sintomas podem atingir o joelho, uma articulação naturalmente sobrecarregada. Entenda se os “estalos” exigem atenção