Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

4 truques para evitar o envelhecimento precoce da pele

A pele não vai se manter para sempre jovem, mas é possível retardar a chegada das rugas e da flacidez. Saiba como

4 truques para evitar o envelhecimento precoce da pele
4 truques para evitar o envelhecimento precoce da pele - Foto: Shutterstock

O envelhecimento da pele é um processo natural e inevitável. No entanto, é possível evitar que ele chegue do esperado. Antes de tudo, é importante saber que cada região da pele passa por um estágio de envelhecimento e, por isso, os especialistas defendem que cada uma delas precisa de cuidados distintos para prevenir os danos comuns do passar da idade. 

Muitos fatores podem acelerar esse envelhecimento, como tomar sol sem protetor solar, estresse e características do estilo de vida. Da mesma forma, outros fatores podem retardar esse processo e torná-lo mais saudável, como uma rotina de skincare e de cuidados com o corpo.

Pensando nisso, Renata Taylor, fisioterapeuta e consultora comercial da HTM Eletrônica, indústria referência no desenvolvimento e fabricação de equipamentos eletromédicos e estéticos, indica alguns cuidados para prevenir o envelhecimento prematuro da pele:

1 – Use protetor solar todos os dias

Independentemente da época do ano, é fundamental usar protetor solar. “A radiação ultravioleta age em todas as estações e provoca danos que comprometem a estrutura de sustentação da pele, causando o aparecimento precoce de rugas e flacidez, além de manchas”, explica Renata. 

A orientação é reaplicar o protetor de quatro em quatro horas em ambientes fechados e de duas em duas horas quando estamos em exposição direta ao sol, exceto nos momentos de sintetizar vitamina D,  nutriente essencial para a saúde e beleza.

2 – Hidrate sempre a pele do colo e pescoço

As características do pescoço e do colo são diferentes das demais áreas do corpo. A pele nessa região é mais fina, tem poucas glândulas sebáceas e sofre mais com o ressecamento, aponta a profissional. 

Além disso, a flacidez também é maior, pois a quantidade de fibras de colágeno é baixa nessas áreas. Por isso, hidrate sempre essa região, para minimizar os efeitos visíveis do envelhecimento.

3 – Conheça o seu tipo de pele

Não dá para investir nos produtos de skincare certos sem antes saber qual o seu tipo de pele. Só assim é possível identificar qual o cosmético ideal para o seu tipo de pele. Com o tratamento certo, é possível potencializar resultados. “Quando a escolha do produto é errada, os ativos trabalharão de forma contrária ao que a pele necessita, promovendo respostas também inadequadas”, adverte a especialista.

4 – Aposte em tratamentos estéticos

Renata aponta que tratamentos estéticos somados aos cuidados diários em casa potencializam o rejuvenescimento da pele de forma eficaz e segura. Equipamentos de luz intensa pulsada, por exemplo, oferecem tratamento específico para o rejuvenescimento. 

“Essa tecnologia favorece a síntese de colágeno e atua na despigmentação das manchas, em especial as manchas da idade. Além disso, trata aqueles vasinhos que costumam aparecer próximo do nariz e na bochecha”, destaca a fisioterapeuta.

Sabia que a alimentação também influencia na saúde da sua pele? Separamos uma lista com alimentos que podem acelerar o envelhecimento da pele. Confira no vídeo:

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

A pele reflete diretamente nosso estado emocional, o que pode ocasionar o surgimento de manchas vermelhas e outros sinais

Doenças

Existem muitos sintomas na pele que podem alertar sobre a saúde e o bem-estar de todo o corpo. Conheça os sinais de alerta

Beleza

Especialista alerta sobre os potenciais de receitas caseiras para skincare e ensina a identificar o seu tipo de pele

Beleza

A queda da umidade e das temperaturas podem sobrecarregar a pele, levando a desidratação e ressecamento. Saiba como evitar