Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Quem tem hérnia de disco pode fazer musculação? Médico responde

Pacientes com hérnia de disco encaram uma série de limitações, e por isso acreditam que a musculação é mais uma coisa a se evitar

Quem tem hérnia de disco pode fazer musculação? Médico responde
Quem tem hérnia de disco pode fazer musculação? Médico responde - Foto: Shutterstock

A hérnia de disco é, naturalmente, um motivo de bastante sofrimento para o seu portador. Isso porque a condição causa dores limitantes, que podem até mesmo afastar o paciente de práticas saudáveis, como a musculação. No entanto, os exercícios de força podem ser uma boa pedida para quem lida com o problema.

De acordo com o médico ortopedista e especialista em coluna do grupo Spine, Dr. Nilo Carrijo, a musculação é sim uma das atividades físicas de fortalecimento recomendadas para quem tem hérnia de disco. A prática também pode ser benéfica para outras doenças da coluna, como artrose. 

“A musculação é um método de fortalecimento que comprovadamente ajuda a prevenir crises de dor relacionadas a doenças da coluna, inclusive da hérnia de disco. Claro, que o início ou retomada dessa prática deve ter orientação de um médico em conjunto com o educador físico para evitar recidiva ou agravamento das lesões”, diz o médico. 

Segundo ele, a prática também pode ser benéfica para outras doenças da coluna, como artrose. “Claro que em alguns momentos, a depender da intensidade da dor, preferimos dar início ao fortalecimento muscular fazendo uso da fisioterapia ou pilates, por exemplo. Mas, com a orientação adequada, a musculação é extremamente válida”, afirma.

Há riscos de praticar musculação tendo hérnia de disco?

Embora haja a recomendação, isso não quer dizer que o paciente com hérnia de disco não enfrente desafios ao fazer musculação. Segundo o ortopedista, é preciso ter cautela com a execução errada dos exercícios, mas isso não afasta os benefícios da musculação em si.

“A princípio, exercícios que fazem uso de pesos livres, sem uso de bancos ou aparelhos, são mais complexos e exigem mais força e consciência corporal durante a execução. Não são proibidos, mas devem ser executados apenas na fase do tratamento em que a dor já está controlada e sempre com orientação de um educador físico”, orienta o especialista. 

Vale destacar que o paciente com hérnia de disco deve naturalmente aprender os sinais que o corpo dá. Essa, aliás, é uma das formas de praticar musculação em segurança. “Exercícios que desencadeiam dor a princípio devem ser evitados. Além disso, deve-se relatar os incômodos ao médico e ao educador físico para uma adequada avaliação a respeito da manutenção ou suspensão do exercício”, adverte o ortopedista.

Nilo lembra que a prática de atividade física é o que comprovadamente ajuda na prevenção de crises relacionadas à coluna. “É claro que os limites são individuais, ou seja, é provável que duas pessoas com hérnia de disco tenham limites e tolerâncias diferentes na hora da prática de atividade física. Portanto, o acompanhamento profissional neste momento é crucial para evitar lesões e garantir uma boa evolução”, finaliza o médico.

Advertisement

Você também vai gostar

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha