Connect with us

O que você está procurando?

Alimentação

Reduz o colesterol e mais: conheça as vantagens da dieta vegetal

O consumo de alimentos de origem vegetal está associado à redução do colesterol e outros benefícios ao organismo

Reduz o colesterol e mais: conheça as vantagens da dieta vegetal
Reduz o colesterol e mais: conheça as vantagens da dieta vegetal - Foto: Shutterstock

Uma pesquisa inédita realizada pela Ipsos Brasil para a ONG Mercy For Animals no Brasil (MFA) mostrou que 82% das pessoas no Brasil apontaram a saúde como um dos principais motivos para adotar uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal. Isso mostra que o brasileiro tem associado o bem-estar com uma alimentação rica em plantas.

Para a médica nutróloga Dra. Patrícia Santiago, essa pesquisa confirma uma tendência observada nos últimos anos. “Cada vez mais pessoas estão buscando uma alimentação mais saudável, entendendo os benefícios que os alimentos de origem vegetal podem oferecer”, ressalta a especialista.

As vantagens dos alimentos de origem vegetal

Uma dieta com maior consumo de alimentos de origem vegetal traz uma série de benefícios para a saúde. Um dos principais aspectos é a redução do colesterol. De acordo com a Dra. Patrícia Santiago, os alimentos de origem animal são ricos em gorduras saturadas, que contribuem para o aumento do colesterol ruim (LDL) no organismo. Por outro lado, os alimentos vegetais são naturalmente livres de colesterol e contém fibras solúveis, que auxiliam na redução dos níveis de colesterol.

Além disso, uma alimentação rica em vegetais oferece diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como vitaminas e minerais. “Esses nutrientes são fundamentais para fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças crônicas, melhorar a digestão e promover a saúde em geral. As fibras ajudam a regular o funcionamento do intestino e controlar a glicemia”, destaca a médica.

Outro benefício é o controle do peso corporal. Patrícia destaca que esses alimentos geralmente possuem baixa densidade calórica e são ricos em fibras, o que contribui para a sensação de saciedade e pode auxiliar na redução da ingestão calórica total. Combinado com um estilo de vida ativo, isso pode ajudar na manutenção de um peso saudável e na prevenção da obesidade.

Além disso, os alimentos de origem vegetal são naturalmente ricos em antioxidantes, que desempenham um papel crucial na proteção do corpo contra danos causados pelos radicais livres. “Esses antioxidantes ajudam a combater o estresse oxidativo, reduzindo o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes tipo 2”, explica a nutróloga.

Advertisement

Você também vai gostar

Beleza

O inverno exige mais cuidados com a pele por conta do clima seco e das temperaturas baixas, que causam ressecamento

Alimentação

Nada melhor do que um bom chá para esquentar o corpo e fortalecer a saúde neste inverno. Confira algumas opções

Doenças

As doenças respiratórias estão entre as enfermidades mais comuns durante o inverno. Entenda quais as doenças mais frequentes e como prevenir

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...