Uma dieta balanceada implica na garantia de ingerir adequadamente todos os grupos alimentares. É o caso da inclusão de carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais nas refeições. Manter o equilíbrio entre os nutrientes é fundamental para sanar as necessidades energéticas do corpo, promovendo o bem-estar.
A partir do consumo de alimentos diversos e de uma boa hidratação, o organismo é capaz de funcionar corretamente. Assim, é possível proporcionar a ingestão de todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento humano, atendendo a todas as demandas corporais.
Como ter adesão à dieta?
De acordo com o nutrólogo, especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, do Instituto SoulMais, Dr. Neto Borghi, algumas práticas podem ser úteis para incluir a dieta na rotina. Confira as principais abaixo:
- Prepare marmitas ou lanches saudáveis para evitar escolhas erradas quando estiver fora de casa
- Mantenha porções controladas e equilibradas
- Priorize alimentos frescos e minimize os industrializados
- Não pule refeições e tente manter horários regulares para comer
O que compõe uma alimentação saudável?
Além disso, realizar uma refeição completa oferece energia e saciedade para manter o equilíbrio metabólico. Para isso, é necessário atentar-se à inclusão de classes alimentares variadas:
- Carboidratos complexos, como o arroz integral, a batata-doce ou a quinoa;
- Proteínas magras, como o frango, o peixe, ovos, e as leguminosas;
- Gorduras saudáveis, como o azeite de oliva, o abacate ou as oleaginosas;
- Vegetais coloridos ricos em fibras e nutrientes.
Um estilo de vida saudável deve priorizar alimentos naturais em detrimento dos processados. Dessa forma, se evita o excesso de açúcares e de gordura saturada. Optar por preparações grelhadas, assadas ou cozidas também influencia na qualidade nutricional da refeição.
O especialista explica que adotar uma alimentação saudável auxilia em uma melhora da disposição, no controle do peso e na redução do risco de doenças crônicas. Ademais, impacta no processo digestivo e no fortalecimento do sistema imunológico.
Para quem está em busca da perda de peso, seguir uma dieta balanceada favorece o emagrecimento ao fornecer nutrientes que mantêm a saciedade por mais tempo. Dessa forma, evita-se o consumo de calorias vazias. A inclusão de proteínas e fibras também ajuda na manutenção do metabolismo ativo e no controle do apetite.
Por fim, o nutrólogo ressalta a importância do acompanhamento profissional para garantir que a dieta atenda às necessidades específicas de cada pessoa. Assim, é possível personalizar o plano alimentar, orientando sobre possíveis deficiências nutricionais e monitorando o progresso de forma segura.