Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Mental

Se sente desanimado? Entenda os sinais de melancolia pós-Carnaval

O fim do feriado está associado naturalmente ao retorno da rotina, o que pode deixar muitos com o sentimento de melancolia

Se sente desanimado? Entenda os sinais de melancolia pós-Carnaval
Se sente desanimado? Entenda os sinais de melancolia pós-Carnaval - Foto: Shutterstock

Milhões de brasileiros trabalharam ou pelo menos esperam pela chegada do Carnaval durante todo o ano. Mesmo aqueles que não curtem aproveitar a folia, aproveitaram os dias a mais de descanso para viajar. E, como tudo o que é bom, esse período acabou. É nesse momento que bate aquela melancolia, também conhecida como “depressão pós-Carnaval”.

Segundo a psicanalista Elizandra Souza, esse sentimento é normal. “Sim, a melancolia pós-Carnaval é uma experiência comum para algumas pessoas. Depois de períodos festivos intensos, é possível sentir uma espécie de nostalgia ou queda de energia. Isso pode ser atribuído ao contraste entre a animação do Carnaval e o retorno à rotina cotidiana”, explica a especialista.

A melancolia pós-Carnaval varia de pessoa para pessoa, e nem todos a experienciam. Algumas pessoas aproveitam o retorno à rotina, enquanto outras podem sentir uma transição mais desafiadora. 

Não há uma porcentagem exata de quantas pessoas sofrem com esse problema, pois a resposta emocional ao Carnaval é influenciada por diversos fatores individuais e culturais, destaca a psicanalista. 

No entanto, é importante estar atento à duração desse sentimento, que não deve ultrapassar alguns dias. A profissional explica que a duração da melancolia pós-Carnaval é bastante subjetiva e pode variar de pessoa para pessoa.

“Geralmente, ela tende a ser temporária e diminui à medida que as pessoas se adaptam à rotina cotidiana. Isto é, pode durar alguns dias ou até mesmo algumas semanas, dependendo da intensidade das experiências durante o Carnaval e da capacidade de cada indivíduo lidar com a transição”, diz. Para aqueles casos mais duradouros, Elizandra recomenda a procura por um especialista.

Sinais de melancolia pós-Carnaval

A psicanalista aponta os sinais mais comuns associados a essa depressão pós-Carnaval. Confira:

1. Nostalgia e saudade: sentimentos de nostalgia em relação às experiências vividas durante o Carnaval e saudade das atividades festivas e da atmosfera animada.

2. Desânimo e falta de motivação: um declínio na energia e motivação para enfrentar as responsabilidades cotidianas. Além disso, pode haver uma sensação de desânimo ao retornar à rotina normal.

3. Irritabilidade: A melancolia pós-carnaval pode manifestar-se por meio de irritabilidade ou impaciência. Isso pode ocasionar dificuldade em lidar com as demandas diárias devido ao estado emocional.

4. Tristeza passageira: Algumas pessoas podem experimentar episódios de tristeza temporária, que geralmente está associada à transição do ambiente festivo para a vida regular.

5. Mudanças no sono e apetite: Podem surgir distúrbios temporários no sono, como insônia ou sonolência excessiva. Além disso, é comum variações no apetite, podendo ocorrer aumento ou diminuição.

6. Adaptação gradual: Com o tempo, os sintomas tendem a diminuir à medida que a pessoa se readaptar à rotina normal. Portanto, a melancolia pós-Carnaval é geralmente uma resposta temporária às mudanças no ambiente social e emocional.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Além dos fatores de risco já conhecidos, médico aponta que as mudanças climáticas contribuem para o aumento de casos de AVC

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação