Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Sem dor! 6 dicas para fazer exercícios físicos sem se lesionar

As lesões podem se tornar um contratempo para quem pratica exercícios físicos. Saiba como evitá-las com conselhos valiosos

Sem dor! 6 dicas para fazer exercícios físicos sem se lesionar
Sem dor! 6 dicas para fazer exercícios físicos sem se lesionar - Foto: Shutterstock

Um dos maiores medos de quem começa a adotar uma rotina de exercícios físicos é acabar se lesionando, o que pode ser um baita contratempo, atrasando todos os objetivos. Pensando nisso, a educadora física Joicy Vanessa compartilha suas melhores dicas sobre como evitar lesões durante a prática de atividade física. Confira 6 dicas que irão proteger seu corpo e permitir que você aproveite ao máximo seus treinos:

Conheça o seu corpo

Antes mesmo de dar o primeiro passo em direção aos seus objetivos fitness, Joicy enfatiza a importância de conhecer o próprio corpo. Isso porque cada indivíduo é único, com diferentes níveis de condicionamento físico, força e flexibilidade. 

“Ao se familiarizar com suas limitações e pontos fortes, você poderá adaptar seus treinos e evitar movimentos ou exercícios que possam representar um risco maior para o seu corpo. Escute o seu corpo e respeite os seus limites”, recomenda a educadora física.

Aquecimento é fundamental

Um aquecimento adequado é o segredo para preparar seu corpo para a ação. Segundo Joicy, com exercícios dinâmicos e alongamentos suaves, você aumentará o fluxo sanguíneo, melhorará a flexibilidade e reduzirá o risco de lesões. “Não pule essa etapa crucial e desfrute de treinos mais seguros e eficazes”, enfatiza.

Forma correta e técnica adequada

Não adianta querer levantar os pesos mais pesados ou fazer exercícios avançados se sua técnica estiver comprometida. Vanessa destaca a importância de manter uma postura correta e executar os movimentos com a técnica adequada. Isso não apenas maximiza os benefícios do exercício, mas também reduz o risco de lesões. 

Progressão gradual

A especialista ressalta a importância da progressão gradual nos treinos. Isso porque aumentar a intensidade, a carga ou o volume de treinamento de forma progressiva e consistente é fundamental para evitar sobrecargas e lesões. 

“Seu corpo precisa de tempo para se adaptar e fortalecer gradualmente. Não tenha pressa e dê ao seu corpo a chance de se desenvolver de maneira segura e saudável”, destaca a profissional.

Descanso e recuperação

Enquanto o treinamento é importante, a recuperação adequada é igualmente essencial. Joicy Vanessa ressalta a importância de incluir dias de descanso em sua rotina e de permitir que seu corpo se recupere entre os treinos. 

“Descanso suficiente, sono de qualidade e técnicas de recuperação, como alongamentos suaves e massagem, são fundamentais para evitar o esgotamento e lesões causadas pelo excesso de treinamento. Cuide do seu corpo e ele cuidará de você”, afirma.

Escute os sinais de alerta

Nosso corpo é sábio e sempre nos envia sinais de alerta quando algo não está certo. Portanto, é importante se manter atento a esses sinais. Se você sentir dor intensa, desconforto persistente ou qualquer sensação incomum durante o exercício, pare imediatamente e busque orientação profissional, pois ignorar esses sinais pode levar a lesões mais graves. “A sua saúde e segurança vêm sempre em primeiro lugar”, destaca Joicy.

“Ao adotar essas precauções, você estará construindo uma base sólida para uma jornada fitness segura e gratificante. Aproveite seus treinos com confiança, sabendo que você está protegendo seu corpo e maximizando seus resultados. Previna lesões, alcance seus objetivos e desfrute de uma vida ativa e saudável”, conclui a especialista.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia