Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Sente dor na coluna durante a menstruação? Entenda porque isso ocorre

Médico ortopedista explica porque algumas mulheres podem sentir dor na coluna durante o período menstrual. As causas são variadas

Sente dor na coluna durante a menstruação? Entenda porque isso ocorre
Sente dor na coluna durante a menstruação? Entenda porque isso ocorre - Foto: Shutterstock

Como se já não bastassem sintomas como dor pélvica, náusea, dores de cabeça e até mesmo diarreia, algumas mulheres podem sentir dor na coluna durante o período menstrual. De acordo com os estudos do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), 75% sentem cólicas menstruais, 59%  enxaqueca e 46% dor na lombar. A causa seria uma combinação de fatores físicos e hormonais.

Por que sentimos dor na coluna durante a menstruação?

O ortopedista Bruno Fabrizio, especialista em cirurgias de coluna, explica que alterações hormonais podem causar o desconforto. “Durante o ciclo menstrual, os níveis de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, flutuam. Essas mudanças podem afetar os tecidos e músculos, levando a sensibilidade e dor em várias partes do corpo, incluindo a coluna”, afirma.

Além disso, a retenção de líquido – bastante comum durante o período menstrual – também pode colaborar para o desconforto na região. “Algumas mulheres sofrem com retenção antes e durante a menstruação. Isso pode causar inchaço nas articulações e músculos, o que, por sua vez, pode levar ao desconforto na coluna”, explica. 

Fabrizio lembra ainda que, durante a menstruação, o útero se contrai para ajudar a eliminar o revestimento uterino. Essas contrações podem causar dor pélvica e irradiar para as costas. 

Conforme o médico, pacientes que têm endometriose também podem notar o desconforto. “É uma condição em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora dele, muitas vezes nas áreas ao redor, incluindo a coluna vertebral. Isso pode causar dor crônica nas costas que piora durante a menstruação”, enfatiza. 

Algumas mulheres experimentam uma série de sintomas físicos e emocionais antes da menstruação, conhecida como síndrome pré-menstrual (SPM). Isso pode incluir sensibilidade na coluna e dor, de acordo com o ortopedista. 

Postura e atividade física também podem colaborar para o surgimento da dor. “Durante a menstruação, as mudanças hormonais e físicas podem afetar a postura e a forma como as mulheres se movem. Isso pode levar a uma tensão muscular que resulta em dor nas costas”, destaca o ortopedista.

Como aliviar a dor na coluna durante a menstruação 

Bruno recomenda buscar auxílio médico para solucionar a questão. “Se você está enfrentando dores nas costas significativas ou persistentes durante a menstruação, é aconselhável procurar orientação médica. O especialista pode ajudar a determinar a causa e sugerir tratamentos apropriados, como analgésicos, fisioterapia ou terapias hormonais, dependendo do diagnóstico”, finaliza. 

Advertisement

Você também vai gostar

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha