Connect with us

O que você está procurando?

Dor

Sente dor na coluna durante a menstruação? Entenda porque isso ocorre

Médico ortopedista explica porque algumas mulheres podem sentir dor na coluna durante o período menstrual. As causas são variadas

Sente dor na coluna durante a menstruação? Entenda porque isso ocorre
Sente dor na coluna durante a menstruação? Entenda porque isso ocorre - Foto: Shutterstock

Como se já não bastassem sintomas como dor pélvica, náusea, dores de cabeça e até mesmo diarreia, algumas mulheres podem sentir dor na coluna durante o período menstrual. De acordo com os estudos do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), 75% sentem cólicas menstruais, 59%  enxaqueca e 46% dor na lombar. A causa seria uma combinação de fatores físicos e hormonais.

Por que sentimos dor na coluna durante a menstruação?

O ortopedista Bruno Fabrizio, especialista em cirurgias de coluna, explica que alterações hormonais podem causar o desconforto. “Durante o ciclo menstrual, os níveis de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, flutuam. Essas mudanças podem afetar os tecidos e músculos, levando a sensibilidade e dor em várias partes do corpo, incluindo a coluna”, afirma.

Além disso, a retenção de líquido – bastante comum durante o período menstrual – também pode colaborar para o desconforto na região. “Algumas mulheres sofrem com retenção antes e durante a menstruação. Isso pode causar inchaço nas articulações e músculos, o que, por sua vez, pode levar ao desconforto na coluna”, explica. 

Fabrizio lembra ainda que, durante a menstruação, o útero se contrai para ajudar a eliminar o revestimento uterino. Essas contrações podem causar dor pélvica e irradiar para as costas. 

Conforme o médico, pacientes que têm endometriose também podem notar o desconforto. “É uma condição em que o tecido que normalmente reveste o útero cresce fora dele, muitas vezes nas áreas ao redor, incluindo a coluna vertebral. Isso pode causar dor crônica nas costas que piora durante a menstruação”, enfatiza. 

Algumas mulheres experimentam uma série de sintomas físicos e emocionais antes da menstruação, conhecida como síndrome pré-menstrual (SPM). Isso pode incluir sensibilidade na coluna e dor, de acordo com o ortopedista. 

Postura e atividade física também podem colaborar para o surgimento da dor. “Durante a menstruação, as mudanças hormonais e físicas podem afetar a postura e a forma como as mulheres se movem. Isso pode levar a uma tensão muscular que resulta em dor nas costas”, destaca o ortopedista.

Como aliviar a dor na coluna durante a menstruação 

Bruno recomenda buscar auxílio médico para solucionar a questão. “Se você está enfrentando dores nas costas significativas ou persistentes durante a menstruação, é aconselhável procurar orientação médica. O especialista pode ajudar a determinar a causa e sugerir tratamentos apropriados, como analgésicos, fisioterapia ou terapias hormonais, dependendo do diagnóstico”, finaliza. 

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Os tipos de aditivos acrescentados em uma receita indicam quais são os alimentos ultraprocessados, que trazem riscos à saúde

Doenças

Cansaço extremo durante o período de férias deve alertar os pais sobre risco de arritmia cardíaca nas crianças, informa especialista

Dor

8 em cada 10 pessoas têm ou terão dor na lombar em algum momento da vida; a prática de atividade física, no entanto, ajuda...

Alimentação

A procura por alimentos calóricos aumenta no frio, o que dificulta a manutenção de uma alimentação saudável, mas algumas dicas podem ajudar