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Sofre de insônia? Saiba como o yoga pode melhorar o seu sono

Professor de yoga explica como as posições e técnicas de respiração da prática ajudam a combater a insônia, melhorando a qualidade do sono

Sofre de insônia? Saiba como o yoga pode melhorar o seu sono
Sofre de insônia? Saiba como o yoga pode melhorar o seu sono - Foto: Shutterstock

A insônia é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, e pode levar a uma série de distúrbios de saúde. De acordo com um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 72% dos brasileiros sofrem com o problema. O total representa mais de 70 milhões de pessoas atualmente.

A falta de sono adequado pode ter um impacto significativo na saúde e no bem-estar geral. Isso porque ela pode gerar irritabilidade, depressão, obesidade, dificuldades de memória, baixo rendimento, entre outros. E é aí que a prática de yoga pode desempenhar um papel importante, como explica o professor de yoga Ravi Kaiut.

Como o yoga pode ajudar a melhorar a qualidade do sono?

“Uma das principais razões pelas quais o yoga é benéfico para a insônia é a sua capacidade de acalmar o sistema nervoso. Muitas vezes, a insônia está associada ao estresse, ansiedade e agitação mental. A yoga ajuda a reduzir esses sintomas, proporcionando um estado de relaxamento profundo”, afirma. 

Segundo ele, as posturas de yoga (asanas), combinadas com a respiração consciente (Pranayama), ajudam a reduzir a atividade do sistema nervoso simpático, responsável pelo estado de alerta. Além disso, elas aumentam a atividade do sistema nervoso parassimpático, que está associado ao relaxamento e ao descanso, aponta o especialista.

O papel das asanas e da respiração na melhora do sono

As asanas são as posturas físicas praticadas no yoga. Elas desempenham um papel fundamental na prática, promovendo o alongamento, o fortalecimento e a flexibilidade do corpo. Cada asana possui benefícios específicos, trabalhando diferentes partes do corpo, melhorando a postura e estimulando o equilíbrio físico e mental. 

“Por meio de posturas físicas é possível criar um ambiente propício para um descanso profundo. As asanas permitem o alongamento suave dos músculos, a liberação de tensões acumuladas e a promoção do relaxamento mental. Ao praticá-las regularmente é possível acalmar o sistema nervoso, reduzir o estresse e preparar o corpo e a mente para um sono tranquilo e reparador”, afirma Ravi.

Existem algumas posturas importantes que podem ajudar no sono, aponta o professor. É o caso, por exemplo, da Balasana, postura da criança; Savasana, postura do cadáver; e Viparita Karani, pernas na parede, que ajudam a relaxar corpo e mente antes de dormir.

“As técnicas de respiração do yoga, pranayama, também são fundamentais para combater a insônia. A prática da respiração profunda e lenta, conhecida como ‘respiração abdominal’, ajuda a acalmar o sistema nervoso, reduzindo a frequência cardíaca e a pressão arterial, preparando o organismo para um sono tranquilo e profundo”, pontua.

Higiene do sono: cuidados essenciais para a hora de dormir

No entanto, para potencializar os resultados da prática regular de yoga, também é fundamental ter alguns cuidados importantes para um sono de qualidade. Isto é, a chamada higiene do sono. “A higiene do sono refere-se a práticas e hábitos saudáveis que ajudam a promover um sono de qualidade, essas práticas são essenciais para garantir um descanso adequado”, explica Ravi.

O especialista enumera algumas recomendações para colocar a higiene do sono em prática. São elas:

  • Mantenha um horário regular de sono, estabelecendo uma rotina;
  • Crie um ambiente propício para o sono, com um colchão confortável, um quarto escuro, silencioso e com temperatura adequada;
  • Evite a exposição a dispositivos eletrônicos antes de dormir, pois a luz azul pode interferir no ciclo do sono.

“Todos esses cuidados devem ser estabelecidos e organizados como uma rotina do sono, pois a criação de rituais antes de dormir é extremamente benéfica para a qualidade do sono”, diz.

Segundo Ravi, existe uma regra básica que ajuda bastante nesse processo: “Antes de dormir você deve passar 4 horas sem trabalho, 3 horas sem comida, 2 horas sem telas, 1 hora sem iluminação. Se você conseguir dormir, significa que sua insônia está ligada a uma desregulação do sistema nervoso, com a qual o yoga pode ajudar”, conclui o professor.

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