Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Suplementos para emagrecer rápido e com saúde; veja os melhores

Entenda o que são essas substâncias, onde encontrar e como tomar corretamente

Suplementos para emagrecer rápido e com saúde
Suplementos para emagrecer rápido e com saúde - Foto: Shutterstock

Suplementos para emagrecer costumam vender um sonho, afinal, tomar algo para eliminar gordura parece mágica. Mas nem sempre esse sonho tem um final feliz. Já que algumas substâncias podem não fazer o efeito esperado ou até mesmo gerar problemas para a saúde. Portanto, se informar corretamente é fundamental para evitar erros que costumam doer no bolso, na mente e no organismo.

O que são suplementos

Dessa maneira, antes de mais nada é importante saber o que são esses suplementos para emagrecer. De acordo com o assessor esportivo, educador físico e pedagogo, Leandro Twin, esses produtos, em geral, são nada mais do que um tipo de alimento, com nutrientes isolados e/ou concentrados.

Ou seja, é possível escolher um suplemento que tenha determinado nutriente que o ajude a alcançar seu objetivo. Que, além de emagrecer, pode ser ganhar massa muscular, fortalecer os ossos, melhorar a saúde, dormir melhor e muito mais.

Principais riscos da suplementação inadequada

Mas, tomar suplementos para emagrecer ou alcançar qualquer outro objetivo – por conta própria – não é tão simples assim. Nem sempre ele vai ter o efeito desejado, podendo causar frustrações e prejuízos financeiros. Além disso, dependendo da substância ingerida, uma dosagem fora do necessário ainda pode provocar problemas de saúde. Por isso, é fundamental consultar um profissional da nutrição antes de embarcar nessa.

Os melhores suplementos para emagrecer

Ainda segundo Twin, o melhor suplemento para emagrecer é a cafeína. Tudo devido ao efeito termogênico que ela exerce no organismo, acelerando o metabolismo e proporcionando mais disposição para a realização de atividades físicas.

“A cafeína é o mais forte termogênico natural que a gente vai encontrar. Porém, o que vemos são pessoas pegando cafeína e adicionando várias outras substâncias, como pimenta e gengibre, e vendendo isso como um termogênico supercaro. O poder de termogênese da cafeína — que é a melhor fonte natural — ainda assim é baixo. E o do restante é razoavelmente irrelevante. Portanto, o melhor suplemento é a cafeína pura, onde você vai pagar mais barato, pela melhor substância termogênica”, conta Twin.

No entanto, também existem outros suplementos para emagrecer, que podem ter um papel importante na queima de gordura. Para a nutricionista Amanda Guimarães, o cromo é um deles, já que atua diretamente no metabolismo dos carboidratos ingeridos. “Ajuda no controle da insulina e ameniza a fome, além de colaborar com uma das maiores dificuldades na hora de fazer dieta: a vontade de comer doce”, explica.

Outras substâncias que ajudam a perder peso

A profissional também cita a L-Carnitina como outro bom suplemento para emagrecer. “É utilizada com o objetivo de potencializar a queima de gordura, gerar mais energia para os músculos e melhorar o desempenho físico. Ela faz com que nosso corpo utilize nossa gordura com mais facilidade durante as atividades físicas e traz bons resultados também para pessoas com diabetes”, revela.

Por fim, o glucomannan aparece como uma opção natural de suplemento para emagrecer. Apesar do nome complicado, trata-se apenas de uma fibra vegetal, retirada do konjac — tradicional raiz medicinal, muito utilizada na Ásia. Segundo Gabriela Rodrigues, nutricionista do Smart Fit Nutri, ele funciona como uma espécie de inibidor de apetite. “Promove a sensação de saciedade, já que essa fibra retarda o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal, ajudando a controlar a fome”, relata.

Cuidados importantes

Vale lembrar que o uso indiscriminado de medicamentos e suplementos para emagrecer ou qualquer outra finalidade, tende a ser perigoso. É fundamental consultar um profissional de nutrição, para avaliar suas condições físicas e decidir se realmente existe a necessidade de consumir algum produto citado acima.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Consumir açúcar refinado aumenta os níveis de gordura no corpo e o risco de desenvolver doenças como diabetes. Saiba como substituir o produto

Dor

15% dos brasileiros sofrem com enxaqueca, condição que pode ser tratada de diferentes formas. Veja quais terapias podem ajudar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia