Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Notícias

Tratamento com células-tronco pode curar doenças ósseas; entenda

Descobertas recentes mostram que células tronco são uma poderosa ferramenta contra doenças como artrose do joelho e do quadril

Tratamento com células tronco pode curar doenças ósseas; entenda
Tratamento com células tronco pode curar doenças ósseas; entenda - Foto: Shutterstock

As células-tronco já demonstraram ter diversos potenciais médicos e terapêuticos. Por isso, são objeto de intensa investigação científica. Descobertas recentes mostram que elas são uma poderosa ferramenta no tratamento de doenças do sistema músculo esquelético, como a artrose do joelho, quadril e outras articulações.

O que são as célulastronco?

As células-tronco são células indiferenciadas, com capacidade de se auto renovarem e se diferenciarem em distintos tipos de células. Elas estão presentes em diversos tecidos e órgãos do corpo humano, como medula óssea, gordura e tecidos embrionários. 

Elas têm grande importância na regeneração e reparo de tecidos danificados ou lesados. Isso porque podem se transformar em células específicas, como células do sangue, músculos, ossos e nervos. 

Além disso, fazem parte de pesquisas e terapias regenerativas, com potencial para tratar uma ampla gama de doenças e condições médicas acelerando a cicatrização das lesões e diminuindo muito as dores provenientes destas lesões. 

Como funciona o tratamento com célulastronco?

De acordo com o médico ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, as infiltrações com células-tronco podem, em alguns casos, evitar cirurgias e uso de próteses quando bem indicadas.

“As células-tronco são do próprio paciente. Em seguida, elas são injetadas diretamente na área afetada pela lesão no tecido danificado. Uma vez no local, as células-tronco começam a se diferenciar em células próprias do local que foram injetadas”, explica o médico.

Por exemplo: quando colocadas dentro das articulações, têm o poder de se diferenciar em condrócitos, que são as células da cartilagem. E quando injetadas dentro do osso podem se transformar em osteoblastos, que são células responsáveis pela formação do osso. Dessa forma, auxilia na regeneração e reparo acelerado do tecido afetado.

“O tratamento com células-tronco tem se tornado uma das principais alternativas para doenças ósseas, pois permite a recuperação do tecido danificado, a depender da progressão da doença pode, inclusive, causar a remissão total da condição”, destaca Felipe.

Advertisement

Você também vai gostar

Dor

Ortopedista especialista em joelho e quadril explica como o ácido hialurônico pode atuar em quadros iniciais de desgaste das articulações

Saúde Mental

Mesmo em um mundo conectado, há cada vez mais pessoas solitárias. Veja como combater os efeitos da solidão

Alimentação

A alimentação tem relação direta com a saúde, especialmente no combate ao câncer. Conheça 5 alimentos para evitar a doença

Câncer

A colonoscopia é o principal exame para diagnosticar o câncer de intestino, e é recomendada mesmo na ausência de sintomas