Connect with us

O que você está procurando?

Notícias

Tratamento com células-tronco pode curar doenças ósseas; entenda

Descobertas recentes mostram que células tronco são uma poderosa ferramenta contra doenças como artrose do joelho e do quadril

Tratamento com células tronco pode curar doenças ósseas; entenda
Tratamento com células tronco pode curar doenças ósseas; entenda - Foto: Shutterstock

As células-tronco já demonstraram ter diversos potenciais médicos e terapêuticos. Por isso, são objeto de intensa investigação científica. Descobertas recentes mostram que elas são uma poderosa ferramenta no tratamento de doenças do sistema músculo esquelético, como a artrose do joelho, quadril e outras articulações.

O que são as célulastronco?

As células-tronco são células indiferenciadas, com capacidade de se auto renovarem e se diferenciarem em distintos tipos de células. Elas estão presentes em diversos tecidos e órgãos do corpo humano, como medula óssea, gordura e tecidos embrionários. 

Elas têm grande importância na regeneração e reparo de tecidos danificados ou lesados. Isso porque podem se transformar em células específicas, como células do sangue, músculos, ossos e nervos. 

Além disso, fazem parte de pesquisas e terapias regenerativas, com potencial para tratar uma ampla gama de doenças e condições médicas acelerando a cicatrização das lesões e diminuindo muito as dores provenientes destas lesões. 

Como funciona o tratamento com célulastronco?

De acordo com o médico ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, as infiltrações com células-tronco podem, em alguns casos, evitar cirurgias e uso de próteses quando bem indicadas.

“As células-tronco são do próprio paciente. Em seguida, elas são injetadas diretamente na área afetada pela lesão no tecido danificado. Uma vez no local, as células-tronco começam a se diferenciar em células próprias do local que foram injetadas”, explica o médico.

Por exemplo: quando colocadas dentro das articulações, têm o poder de se diferenciar em condrócitos, que são as células da cartilagem. E quando injetadas dentro do osso podem se transformar em osteoblastos, que são células responsáveis pela formação do osso. Dessa forma, auxilia na regeneração e reparo acelerado do tecido afetado.

“O tratamento com células-tronco tem se tornado uma das principais alternativas para doenças ósseas, pois permite a recuperação do tecido danificado, a depender da progressão da doença pode, inclusive, causar a remissão total da condição”, destaca Felipe.

Advertisement

Você também vai gostar

Beleza

O inverno exige mais cuidados com a pele por conta do clima seco e das temperaturas baixas, que causam ressecamento

Alimentação

Nada melhor do que um bom chá para esquentar o corpo e fortalecer a saúde neste inverno. Confira algumas opções

Doenças

As doenças respiratórias estão entre as enfermidades mais comuns durante o inverno. Entenda quais as doenças mais frequentes e como prevenir

Notícias

Estudo mostrou que 88% das pessoas de todo o mundo têm menos vitamina D no corpo do que o recomendado, o que causa diversos...