Saber como acabar com a celulite é algo que muitas pessoas gostariam de saber. No entanto, vale lembrar que a condição não é considerada uma doença ou sequer um problema de saúde. Mas, se a presença dessas marcas pelo corpo te incomodam esteticamente, saiba que existem sim algumas maneiras de combate-las.
E, talvez, uma das formas mais simples de prevenir e acabar com a celulite é através de atividades físicas específicas para as regiões afetadas. As marcas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Porém, é nos membros inferiores, como coxas e glúteos que elas costumam ficar mais evidentes.
Dessa maneira, para conseguir acabar com a celulite nessas regiões, é necessário trabalhar as musculaturas desses locais. Assim, além do gasto calórico, que contribui para a queima do excesso de gordura, o tecido afetado também ficará mais tonificado.
“Uma combinação entre exercícios físicos para reforçar os músculos e uma alimentação equilibrada pode melhorar o aspecto”, explica a professora de educação física e personal trainer, Natália Bruzzone. Sendo assim, a especialista separou seis bons exercícios para acabar com a celulite. Confira:
Exercícios para acabar com a celulite
1 – Avanço com deslocamento
Com os halteres em mãos, um de cada lado e paralelos ao corpo, execute o movimento de avanço. A ideia é focar em uma determinada direção, dando uma passada bem larga e, em seguida, afundando o tronco em seu ponto máximo. Quase tocando o outro joelho no chão. “As pernas formarão um ângulo de 90 graus a cada passada. Faça três séries de 30 passos cada”, orienta Natalia Bruzzone.
2 – Agachamento sumô
Fique com as pernas afastadas na largura dos ombros. Porém, com pés apontados para fora, segure um halter no centro, próximo ao corpo e com os braços estendidos. Flexione os joelhos com a coluna reta e desça até o halter chegar próximo ao solo.
3 – Levantamento terra
Mantenha os pés afastados na largura do quadril, porém, com a coluna em posição natural. Em seguida, segure a barra por fora e as mãos afastadas na largura dos ombros. Com a barra próxima à canela realize um agachamento.
A importância de cada músculo
4 – Elevação pélvica
Deitada de barriga para cima, dobre os joelhos mantendo os pés afastados na largura do quadril. Em seguida, leve o glúteo do chão o máximo que conseguir e retorne com ele próximo ao solo.
5 – Cadeira abdutora
Exercício que exige do glúteo. A professora Natália orienta que, sentada no aparelho, a aluna deixe o tronco apoiado no encosto e afaste as pernas, empurrando o apoio para fora.
6 – Stiff
Para este exercício fique em pé, com os pés paralelos e próximos. Em seguida, segure o halter, flexione os quadris e projetando o glúteo para trás. “Mantenha os joelhos semi-flexionados para não ter uma hiperextensão. A coluna deve estar sempre reta e o peito aberto”, finaliza a Natália.