Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Treinar de manhã é melhor para o coração, mostra estudo

Estudo dos Países Baixos indica que as pessoas que treinam pela manhã têm o coração mais saudável. Efeito é ainda mais significativo nas mulheres

Treinar de manhã é melhor para o coração, mostra estudo
Treinar de manhã é melhor para o coração, mostra estudo - Foto: Shutterstock

Um estudo feito na Universidade de Leiden, nos Países Baixos, mostrou que treinar na parte da manhã diminui as chances de doenças do coração e de derrame (ou acidente vascular cerebral). O artigo foi publicado nesta semana no European Journal of Preventive Cardiology.

Os pesquisadores analisaram as informações de cerca de 85 mil pessoas registradas em um banco de dados do sistema de saúde do Reino Unido. Os participantes estavam na faixa etária entre 42 e 78 anos na data de início do trabalho e nunca tinham apresentado doenças cardiovasculares ou derrames.

O estudo

A equipe dividiu os voluntários em quatro grupos, de acordo com o horário que faziam atividades físicas. O primeiro era mais ativo no início da manhã, por volta das 8h; o segundo, às 10h. Os outros dois grupos eram de pessoas que se exercitavam por volta do meio-dia e no início da noite.

Em seguida, parte dos participantes recebeu monitores cardíacos. Dessa forma, os pesquisadores puderam acompanhar a atividade do coração dos voluntários nos treinos durante uma semana. Essa mesma rotina de monitoramento se repetiu durante sete anos.

Conclusões

Ao comparar as informações, a equipe comprovou que os indivíduos com hábitos matutinos de exercício tinham menos chance de desenvolver doenças cardíacas ou derrames. Quem realizava treinos no meio da manhã apresentou uma chance ainda menor de ter um derrame.

“Já sabemos há muito tempo que se exercitar faz bem para a saúde do coração, mas agora nosso estudo indica que a atividade matutina é ainda mais benéfica. Os resultados foram ainda mais perceptíveis em mulheres: as que se exercitavam pela manhã tiveram 25% menos de chance de terem problemas cardíacos do que as de hábitos vespertinos ou noturnos”, afirmou Gali Albalak, autora principal do estudo, na nota de divulgação do estudo no site da Universidade de Leiden.

Advertisement

Você também vai gostar

Sem categoria

O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Entenda a importância do diagnóstico precoce

Saúde Bucal

A cárie oculta costuma surgir em locais onde a escova de dentes e o fio dental não alcançam. Veja como identificar o problema

Beleza

A rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais feitas no Brasil, mas ainda é cercada de muitos mitos e tabus

Dor

Ortopedista aponta que a dor pode surgir no quadril sem percebermos, e irradiar para o joelho, causando bastante desconforto