Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Veja quais procedimentos estéticos os homens mais estão fazendo

Cada vez mais homens estão realizando procedimentos estéticos para ressaltar traços e retardar o envelhecimento

Veja quais procedimentos estéticos os homens mais estão fazendo
Veja quais procedimentos estéticos os homens mais estão fazendo - Foto: Shutterstock

O Brasil é o segundo país com maior número de procedimentos estéticos reparadores no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. No entanto, se engana quem pensa que a procura por essas operações se restringe ao público feminino. Isso porque a preocupação com a beleza está cada vez mais comum entre os homens. 

Entre as finalidades mais comuns para essa busca estão o rejuvenescimento e gerenciamento do envelhecimento, aponta Juliana Jardim, cirurgiã-dentista especialista em ortodontia e harmonização facial. 

“Muitos homens desejam manter uma aparência jovem e vigorosa, especialmente à medida que envelhecem. Além disso, a elevação da autoestima e da confiança através de uma aparência mais harmoniosa é um motivo frequente”, afirma.

Procedimentos mais procurados pelos homens

Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) apontam as cinco cirurgias plásticas mais procuradas pelos homens: lipoaspiração, blefaroplastia, ginecomastia, rinoplastia e enxerto de gordura.

Além disso, de acordo com o cirurgião plástico Fernando Amato, outros procedimentos estéticos também chamam atenção do público masculino, como:

  • Abdominoplastia: remove o excesso de pele e gordura e fortalece os músculos abdominais. É uma opção para alcançar um abdômen mais tonificado e definido, deixando com aspecto de “tanquinho”. A abdominoplastia está indicada, especialmente, após perda de peso significativa ou flacidez abdominal;
  • Cervicoplastia / Lifting Cervical: é um procedimento que melhora a aparência do pescoço masculino removendo o excesso de pele e gordura. Além de reposicionar os tecidos musculares, essa cirurgia pode eliminar a flacidez e as rugas;
  • Facelifting ou Ritidoplastia: cirurgia que visa combater os sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço. Por meio da remoção do excesso de pele, reposicionamento dos tecidos faciais e, se necessário, uso de preenchimentos, essa cirurgia proporciona uma aparência mais jovem;
  • Brow Lifting: esse procedimento levanta as sobrancelhas caídas, eliminando o aspecto cansado e envelhecido da testa e dos olhos;
  • Otoplastia: corrige orelhas proeminentes ou desproporcionais. Por meio da remodelação das cartilagens, as orelhas são reposicionadas mais próximas da cabeça, proporcionando uma aparência mais equilibrada e harmoniosa ao rosto masculino.

Em busca da mandíbula “perfeita”

Os contornos da mandíbula e do mento tornaram-se particularmente importantes para os homens, pois são atributos que denotam força e virilidade, contribuindo para a atratividade e confiança masculina. Nesse contexto, procedimentos estéticos faciais voltados para o terço inferior da face têm ganhado destaque como uma forma de alcançar esses objetivos estéticos.

De acordo com Sandra Figueiredo, especialista em harmonização orofacial, o uso de preenchedores à base de ácido hialurônico com características específicas para essa região, como a “alta reticulação”, tem se mostrado eficaz para proporcionar definição e projeção na mandíbula e mento. Além disso, os fios de dermosustentação podem promover uma maior definição na linha de base da mandíbula, contribuindo para um contorno mais definido.

Quando há flacidez na região da “papada” ou bolsas de gordura laterais, os tratamentos personalizados devem ser indicados de acordo com o fator de causa, diz Sandra.

Enquanto a lipoaspiração mecânica ou enzimática pode ser indicada para remover o excesso de gordura, procedimentos como o uso de ultrassom e endolift, combinados com bioestimuladores podem combater a flacidez na face e no pescoço.

“Para o preenchimento mandibular, a substância preferencial é o ácido hialurônico de alta reticulação”, diz a especialista. Além disso, o uso de um gel específico é capaz de imitar os tecidos ósseos da mandíbula e do mento. Isso proporciona uma projeção e contorno adequados e resultados extremamente naturais.

Preocupação com os resultados

“Um ponto importante a destacar é que os homens geralmente têm uma preocupação significativa com a obtenção de resultados naturais. Eles desejam melhorar a aparência sem parecer que passaram por procedimentos estéticos, mantendo a naturalidade e autenticidade da sua imagem”, destaca Juliana.

Para assegurar que os procedimentos não tenham resultados artificiais, portanto, é essencial procurar um profissional com boa qualificação e experiência em harmonização facial. Isso porque ele primeiramente irá realizar uma consulta detalhada para entender as expectativas do paciente, e em seguida irá elaborar um plano de tratamento que respeite as características individuais de cada pessoa.

Existe idade limite para fazer esses procedimentos?

Juliana ressalta ainda que não existe idade limite fixa para procedimentos estéticos. No entanto, cada caso precisa de avaliação individual. É fundamental realizar uma avaliação completa, especialmente em pacientes mais idosos, para identificar possíveis riscos e contraindicações. 

“Procedimentos podem ser adaptados para garantir segurança e eficácia. Isto é, considerando fatores como saúde geral, tipo de pele e expectativas do paciente. Exemplos como o ator Stênio Garcia, de 91 anos, e o guitarrista Ximbinha, de 50 anos, mostram que procedimentos podem ser realizados em diferentes faixas etárias. Claro, desde que com os devidos cuidados”, afirma.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Ricas em vitaminas e proteínas, as sementes de cânhamo são consideradas um superalimento graças aos impactos positivos no organismo

Sem categoria

Diversos fatores podem levar ao surgimento da dermatite seborreica, como a má higienização, uso de alguns produtos e até mesmo o frio

Doenças

As hepatites virais (principalmente B e C) causam cerca de 375 milhões de casos pelo globo, e podem evoluir para formas graves

Beleza

O “banho premium plus” é mais uma tendência de autocuidado que viralizou nas redes sociais. Veja quais são as recomendações de especialistas