Connect with us

O que você está procurando?

Fitness

Yoga melhora saúde biomecânica e envelhecimento; veja

A prática da yoga desenvolve a saúde biomecânica, fortalecendo a mobilidade e as articulações, essencial para o envelhecimento

Yoga melhora saúde biomecânica e envelhecimento; veja
Yoga melhora saúde biomecânica e envelhecimento; veja - Foto: Shutterstock

A terceira idade é marcada por dificuldades de locomoção e mobilidade. No entanto, através do desestresse mecânico, o desbloqueio articular e a variedade de movimentos articulares, é possível evitar dores e lesões, garantindo um envelhecimento saudável. Nesse sentido, a yoga é uma verdadeira aliada.

Um novo estudo publicado na revista científica “Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar” do professor de yoga, mestrando em neurociências e naturopata, Ravi Kaiut, em parceria com o ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho e com o Pós PhD em neurociências, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, analisa a fundo os benefícios dessas técnicas para a saúde biomecânica.

Manter-se jovem por mais tempo

De acordo com o estudo, a utilização das técnicas de estimulação do corpo beneficia a saúde das articulações e reduz a incidência de lesões.

“Nosso estudo traz diversos indicadores dos resultados positivos da diversidade de movimentos e estimulação das articulações para a saúde. Eles promovem um envelhecimento saudável, como a melhora da mobilidade e flexibilidade, redução de tensões, qualidade do sono e até mesmo bem-estar mental e emocional”, explica Ravi Kaiut.

Yoga e o cuidado com a saúde biomecânica

“Os métodos analisados são características muito presentes na prática de yoga, mais especificamente no Kaiut Yoga. Este é um método brasileiro exclusivo que une as práticas milenares às necessidades modernas através da estimulação diversa das articulações, relaxamento das articulações e redução do estresse negativo muscular e articular”, detalha o especialista.

Além disso, há outros aspectos que ajudam a melhorar a qualidade de vida do paciente, indica o professor. É o caso do fortalecimento muscular, flexibilidade e aprimoramento de funções como estabilidade, suporte, relaxamento e maior amplitude de movimento.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Frequentemente confundida com a intolerância ao glúten, a doença celíaca é uma condição autoimune que exige uma série de restrições alimentares

Alimentação

Baixa produção de colágeno interfere na saúde das articulações. Entenda qual o impacto do açúcar nesses casos

Doenças

Rio Grande do Sul registrou ao menos 17 mortes por leptospirose após enchente histórica atingir o estado. Veja os sintomas da condição

Notícias

Chegar “lá” traz benefícios para todo o organismo, o que pode ser estimulado nesse Dia dos Namorados. Veja os impactos do orgasmo na nossa...