Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Mental

3 técnicas de respiração para diminuir a ansiedade

Médica especializada em saúde mental ensina três maneiras de controlar a respiração para diminuir os efeitos da ansiedade

VÍDEO: 3 técnicas de respiração para diminuir a ansiedade
VÍDEO: 3 técnicas de respiração para diminuir a ansiedade - Foto: Shutterstock

A ansiedade faz parte da vida do brasileiro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 18,6 milhões de pessoas vivem com ansiedade no país. E, para minimizar os efeitos do transtorno, nem sempre é necessário recorrer aos remédios. Isso porque, para aliviar quadros mais urgentes e inesperados, técnicas de respiração podem ser o suficiente.

A Dra. Tamires Cruz, médica especializada em saúde mental, com foco em ansiedade e depressão, explica que a respiração compõe o mecanismo de luta ou fuga do corpo. “Seus padrões e frequência apresentam mudança acentuada quando o indivíduo se depara com situações de estresse”, afirma. 

“Uma pessoa que experimenta estresse, por alguma razão, altera seus padrões respiratórios e passa a respirar fundo com o uso dos músculos do ombro, em vez de usar o diafragma. Este tipo de respiração interrompe o equilíbrio de gases do corpo”, completa a especialista.

Segundo a médica o quadro se complica quando há hiperventilação ou respiração excessiva superficial. Isso porque pode desencadear a piora dos sintomas do estresse e prolongar a sensação de ansiedade. “Assim, ante situações estressantes e sintomas de ansiedade, a recomendação é respirar de forma lenta e suave, pois isso ajuda a equilibrar padrões respiratórios e acalma o sistema nervoso”, ressalta.

3 técnicas de respiração para diminuir a ansiedade

Tamires sugere a seguir três exercícios de respiração profunda, que podem ser feitos de maneira combinada e empregados em qualquer lugar. Confira no vídeo abaixo:

Advertisement

Você também vai gostar

Saúde Mental

Muito associada a adultos, a bipolaridade também pode acometer crianças. Saiba como identificar possíveis sinais nos pequenos

Alimentação

Parar de consumir refrigerante é uma das medidas comumente adotadas por quem quer cuidar melhor da saúde

Alimentação

Não aposte em dietas milagrosas para emagrecer. Veja como perder peso consumindo frutas saudáveis e com poucas calorias

Doenças

O ex-jogador da seleção brasileira de vôlei sofreu um infarto na última sexta-feira. Entenda o que se sabe sobre o quadro do ex-atleta