Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

7 problemas de saúde que podem dificultar perder peso

A academia e a alimentação podem estar em dia, mas basta um problema no organismo para te impedir de perder peso

7 problemas de saúde que podem dificultar perder peso
7 problemas de saúde que podem dificultar perder peso - Foto: Shutterstock

Você pratica atividade física regularmente, mantém uma alimentação equilibrada e, mesmo assim, não consegue diminuir os números na balança? Muitas vezes o problema pode ser invisível, e por isso a dificuldade para perder peso. Isso porque uma atividade desregulada em um dos diversos sistemas do corpo pode ser o suficiente para atrapalhar o emagrecimento.

A Dra. Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), aponta sintomas e condições médicas que podem interferir nesse processo. “Quem está tentando emagrecer e se vê diante dos fatores a seguir, é fundamental procurar um profissional de saúde”, alerta a médica.

7 problemas que te impedem de perder peso

Cansaço: A sensação de cansaço persistente pode estar ligada a diversos problemas de saúde, como anemia e síndrome da fadiga crônica. “Essas condições comprometem o metabolismo e, consequentemente, a perda de peso”, explica Dra. Thais.

Inchaço e retenção de líquidos: Isso pode estar ligado à insuficiência cardíaca, doença renal ou síndrome pré-menstrual, ocasionando um aumento de peso devido ao acúmulo de líquidos no corpo.

Diabetes: Dificuldades no controle da glicose, como a resistência à insulina e o diabetes tipo 2, também estão relacionadas a desafios no emagrecimento, já que o excesso de glicose no sangue pode ser convertido em gordura e armazenado no corpo.

Saúde mental comprometida: A depressão e outros transtornos do humor podem interferir na motivação para praticar exercícios físicos e seguir uma alimentação saudável.

Qualidade do sono: “Problemas como apneia obstrutiva do sono e insônia prejudicam o descanso adequado, levando ao aumento do apetite, redução da saciedade e desequilíbrio hormonal”, explica Dra. Thais.

Desregulações hormonais: Elas podem advir de outras condições médicas, como a síndrome do ovário policístico (SOP) e disfunções da tireoide. Como consequência, afetam o metabolismo, o apetite e a distribuição de gordura no corpo.Remédios específicos: Medicamentos como corticosteróides, antipsicóticos, antidepressivos e anticonvulsivantes podem contribuir para o ganho de peso.

Advertisement

Você também vai gostar

Diabetes

A alimentação é um verdadeiro desafio para pacientes com diabetes, seja do tipo 1 ou tipo 2 da doença. Veja as recomendações de especialista

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha