Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

7 problemas de saúde que podem dificultar perder peso

A academia e a alimentação podem estar em dia, mas basta um problema no organismo para te impedir de perder peso

7 problemas de saúde que podem dificultar perder peso
7 problemas de saúde que podem dificultar perder peso - Foto: Shutterstock

Você pratica atividade física regularmente, mantém uma alimentação equilibrada e, mesmo assim, não consegue diminuir os números na balança? Muitas vezes o problema pode ser invisível, e por isso a dificuldade para perder peso. Isso porque uma atividade desregulada em um dos diversos sistemas do corpo pode ser o suficiente para atrapalhar o emagrecimento.

A Dra. Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia), aponta sintomas e condições médicas que podem interferir nesse processo. “Quem está tentando emagrecer e se vê diante dos fatores a seguir, é fundamental procurar um profissional de saúde”, alerta a médica.

7 problemas que te impedem de perder peso

Cansaço: A sensação de cansaço persistente pode estar ligada a diversos problemas de saúde, como anemia e síndrome da fadiga crônica. “Essas condições comprometem o metabolismo e, consequentemente, a perda de peso”, explica Dra. Thais.

Inchaço e retenção de líquidos: Isso pode estar ligado à insuficiência cardíaca, doença renal ou síndrome pré-menstrual, ocasionando um aumento de peso devido ao acúmulo de líquidos no corpo.

Diabetes: Dificuldades no controle da glicose, como a resistência à insulina e o diabetes tipo 2, também estão relacionadas a desafios no emagrecimento, já que o excesso de glicose no sangue pode ser convertido em gordura e armazenado no corpo.

Saúde mental comprometida: A depressão e outros transtornos do humor podem interferir na motivação para praticar exercícios físicos e seguir uma alimentação saudável.

Qualidade do sono: “Problemas como apneia obstrutiva do sono e insônia prejudicam o descanso adequado, levando ao aumento do apetite, redução da saciedade e desequilíbrio hormonal”, explica Dra. Thais.

Desregulações hormonais: Elas podem advir de outras condições médicas, como a síndrome do ovário policístico (SOP) e disfunções da tireoide. Como consequência, afetam o metabolismo, o apetite e a distribuição de gordura no corpo.Remédios específicos: Medicamentos como corticosteróides, antipsicóticos, antidepressivos e anticonvulsivantes podem contribuir para o ganho de peso.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Os tipos de aditivos acrescentados em uma receita indicam quais são os alimentos ultraprocessados, que trazem riscos à saúde

Doenças

Cansaço extremo durante o período de férias deve alertar os pais sobre risco de arritmia cardíaca nas crianças, informa especialista

Dor

8 em cada 10 pessoas têm ou terão dor na lombar em algum momento da vida; a prática de atividade física, no entanto, ajuda...

Alimentação

A procura por alimentos calóricos aumenta no frio, o que dificulta a manutenção de uma alimentação saudável, mas algumas dicas podem ajudar