Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Fitness

Alerta: alongamento faz bem à saúde, mas pode causar danos

Médico ortopedista explica que, sem a execução adequada, o alongamento pode forçar a articulação e causar prejuízos ao corpo

Alerta: alongamento faz bem à saúde, mas pode causar danos
Alerta: alongamento faz bem à saúde, mas pode causar danos - Foto: Shutterstock

É de amplo conhecimento que o ato de alongar o corpo faz bem à saúde física e mental. No entanto, sem a realização adequada, o alongamento pode acabar gerando prejuízos ao corpo, especialmente para o quadril. De acordo com o médico ortopedista Dr. David Gusmão, existem circunstâncias que o alongamento pode agredir significativamente as articulações.

Segundo ele, para realizar um alongamento deve-se considerar primeiramente músculos e tendões e, em um nível secundário, pode-se alongar a cápsula articular de uma articulação. “Existem pessoas que foram rotuladas como sendo muito ‘duras’. Isso é um rótulo muito errado, pois existem pessoas que, por conta do formato de uma articulação, não conseguem realizar determinado movimento”, explica.

O ideal é não forçar

O conhecido alongamento de puxar o joelho contra o tronco e levar o joelho para o lado oposto, ou, o alongamento do tipo “borboleta”, são bons exemplos de ações que podem ser prejudiciais ao quadril se não realizadas de modo adequado e respeitando as limitações de cada corpo. 

“Se você notar que há um bloqueio na articulação, não force antes de fazer uma avaliação. Forçar pode causar danos articulares na cartilagem de forma irreversível, principalmente quando há diferença de capacidade de alongamento de um quadril para o outro”, alerta o especialista. 

O médico chama atenção ainda para a repetição de lesões a longo prazo, que podem gerar situações que só terão correção por meio de intervenção cirúrgica. Pessoas com hipermobilidade ou frouxidão ligamentar também estão no grupo de risco para problemas articulares no quadril.

“Quando a pessoa nem sente a musculatura alongar, se ela começar a fazer alongamentos excessivos, ela vai além do limite da articulação. Então, mesmo tendo uma articulação de formato normal, ela pode estar machucando o quadril, pois a amplitude do movimento está sendo além da capacidade fisiológica da articulação”, alerta David.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Médico aponta que a acupuntura pode trazer benefícios para pacientes com artrite reumatoide, doença intestinal inflamatória e esclerose múltipla

Saúde Mental

Influenciadora recebeu diagnóstico para psicose aguda após desistir do reality show. Entenda as causas e os sintomas do transtorno

Notícias

Assim como escovar os dentes todos os dias, médico otorrino recomenda realizar a lavagem nasal diariamente

Doenças

Com aspectos bastante semelhantes, o lipedema e a celulite são frequentemente confundidos, o que atrapalha o tratamento das condições