Connect with us

O que você está procurando?

Doenças

Arritmia cardíaca vai além da palpitação! Veja todos os sintomas

Palpitação no peito é apenas um dos sintomas da arritmia cardíaca – e nem sempre elas indicam o problema no coração

Arritmia cardíaca vai além da palpitação! Veja todos os sintomas
Arritmia cardíaca vai além da palpitação! Veja todos os sintomas - Foto: Shutterstock

Você provavelmente já sentiu seu coração acelerar de forma repentina, e ficou com medo de que isso pudesse indicar algum problema cardíaco, como uma arritmia. Mas saiba que o fenômeno nada mais é do que uma aceleração normal, também conhecida por taquicardia sinusal.

“É muito comum em momentos de estresse agudo, ansiedade, medo, além de atividade física, por exemplo”, explica o médico eletrofisiologista e Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Arritmia Cardíaca (SOBRAC), Dr. Benhur Henz.

Elas podem ser acelerações anormais, atingindo frequências extremamente elevadas, ou extra-sístoles, que são batidas a mais que ocorrem de forma isolada. Seus sinais são  de falhas no coração, fôlego curto, irritabilidade e palpitação fugaz.

Arritmia cardíaca

Já a arritmia é um distúrbio do ritmo do coração, e configura uma doença cardíaca. O problema afeta mais de 20 milhões de pessoas no Brasil, gerando mais de 320 mil mortes súbitas por ano, segundo a SOBRAC. 

“Existem diversos fatores facilitadores a determinadas arritmias cardíacas. Pacientes cardiopatas têm maior risco de arritmias de um modo geral. Existem algumas arritmias que estão relacionadas a maior idade, diabetes, hipertensão, apneia do sono, obesidade e doenças pulmonares. Todos estes fatores são facilitadores para alguns tipos da condição”, explica o médico. Além disso, há casos congênitos, resultado de alterações de nascimento.

Seus sintomas incluem:

  • Palpitação;
  • Cansaço;
  • Dor no peito (em alguns casos);
  • Batimentos cardíacos acelerados e irregulares (no caso de fibrilação atrial);
  • Desmaio (em alguns casos).

“Sempre que perceber os sintomas, busque auxílio imediatamente. Existem arritmias que geram morte cardíaca súbita, outras que são causadoras de acidente vascular cerebral. O retardo no diagnóstico coloca o paciente em risco, além de piorar seu prognóstico no longo prazo”, alerta o eletrofisiologista.

Tratamento

Diversas arritmias têm cura, e outras podem ser controladas. De uma forma geral, as arritmias tem um bom resultado de tratamento. A ablação por cateter, por exemplo, é uma forma de terapia altamente eficaz – tanto para o controle quanto para a cura, aponta o médico. 

“Ablações são tratamentos minimamente invasivos por cateter, que visam cauterizar os focos de arritmia, melhorando a qualidade de vida e reduzindo o risco de morte dos pacientes”, explica. Além disso, algumas arritmias têm tratamento medicamentoso, para controle da condição.

Sem o tratamento adequado, diversas arritmias podem se agravar e, nesses casos, as terapias têm eficácia cada vez menor. Portanto, a orientação é que, em casos de sintomas, sempre procure rapidamente um profissional para diagnóstico e rápido tratamento desta patologia, orienta o Dr. Benhur. “Hoje sabemos que a realização de ablação por cateter de forma precoce muda o prognóstico do paciente em diversas patologias”, afirma.

“No Ritmo do Coração” – websérie conta histórias de arritmias cardíacas

A Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) acaba de lançar uma nova websérie, chamada “No Ritmo do Coração”. O objetivo da produção é alertar e educar a população sobre arritmias cardíacas.

Em 10 episódios, a websérie, disponível no Youtube, conta histórias reais de pacientes. Além disso, depoimentos de especialistas também fazem parte para dar completa e atualizada sobre esse assunto. 

Com 10 episódios, são abordados temas relevantes como o medo, superação, expectativa dos pacientes e familiares e a busca pela qualidade de vida. Além das histórias, a produção, assinada pela Terra Oca Filmes, traz dicas práticas e informações técnicas para que as pessoas possam tomar medidas preventivas e adotar um estilo de vida saudável.

“No Ritmo do Coração” é uma produção que busca informar e sensibilizar a população sobre a importância de reconhecer os sintomas, realizar o diagnóstico correto e, além disso, adotar os cuidados adequados para tratar arritmias cardíacas.

Advertisement

Você também vai gostar

Fitness

Enfermeira de 23 anos relata quase ter tido um ataque cardíaco após usar cápsulas de cafeína como pré-treino. Veja os riscos

Dor

Dificilmente passa despercebida, mas é muitas vezes negligenciada: entenda os problemas que envolvem a dor nos glúteos

Doenças

Um simples formigamento pode indicar um problema mais sério de saúde. Veja quais são os sinais de alerta

Doenças

Nem sempre o Parkinson causará tremores nos pacientes. Na verdade, há sintomas muito mais frequentes. Veja quais