Connect with us

O que você está procurando?

Busca

Beleza

Cirurgia plástica: veja quais procedimentos fazer antes dos 30, 40 e 50 anos

A cirurgia plástica é uma aliadas de quem busca reverter as marcas de envelhecimento e melhorar a autoestima

Cirurgia plástica: veja quais procedimentos fazer antes dos 30, 40 e 50 anos
Cirurgia plástica: veja quais procedimentos fazer antes dos 30, 40 e 50 anos - Foto: Shutterstock

A cirurgia plástica pode ser uma importante ferramenta para melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas – isto é, tenham elas 30, 40 ou 50 anos. Isso porque, à medida que envelhecemos, é comum que apareçam marcas do tempo como rugas, flacidez e perda de volume em diversas áreas do corpo.

Essas mudanças podem afetar negativamente a autoimagem e a confiança pessoal. Através de procedimentos cirúrgicos, no entanto, é possível corrigir essas alterações e melhorar a aparência física, o que pode levar a um aumento da autoestima e da sensação de bem-estar geral.

O Dr. Marcelo Kolling, cirurgião plástico responsável por famosas como Gkay, Virgínia Fonseca e Gabi Luthai, indica quais os tratamentos ideais para diferentes faixas etárias. Confira:

Antes dos 30

Preenchimento labial. O preenchimento labial é um procedimento minimamente invasivo que usa ácido hialurônico para adicionar volume aos lábios e deixá-los mais carnudos, bem definidos e simétricos. O objetivo é criar uma aparência mais completa e definida dos lábios, sem parecer artificial ou exagerada, explica Marcelo.

Botox. O botox também é uma cirurgia plástica indicada para quem tem menos de 30 anos. Este é um tratamento popular para  rugas e linhas de expressão. É injetado em áreas específicas do rosto, principalmente região da testa e próximo aos olhos para relaxar os músculos responsáveis pela formação das rugas. Ele atenua as marcas de expressão, criando uma aparência mais jovem e suave.

“Isso acontece porque a acetilcolina, responsável por transmitir sinais nervosos aos músculos, faz com que eles se contraiam. Quando a liberação da acetilcolina é bloqueada pela toxina botulínica, os músculos ficam temporariamente paralisados e incapazes de se contrair”, detalha o cirurgião plástico.

Prótese de silicone. No procedimento cirúrgico, uma prótese de silicone é colocada dentro dos seios para aumentá-los. Essa cirurgia plástica é uma opção popular para mulheres que desejam ter seios maiores e mais firmes, assim como melhorar o contorno da mama e o preenchimento do polo superior mamário, afirma o profissional.

Lipoaspiração de definição (Lipo lad). A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura de áreas específicas do corpo. Com o tempo, o procedimento ficou cada vez mais sofisticado, adicionando novos conceitos de harmonia corporal – atuando no abdômen, costas, braços e coxas. 

“A lipoaspiração é frequentemente usada em áreas que são difíceis de tratar somente com dieta e exercícios, e facilita o resultado de contorno corporal que ganhará uma aparência mais tonificada e definida”, diz.

Antes dos 40

Mastopexia. A mastopexia com prótese é uma cirurgia que combina a elevação dos seios para tratamento da queda das mamas. Dessa maneira, a inserção de implantes mamários consegue trazer uma aparência mais volumosa, preenchimento do polo superior da mama e dá firmeza aos seios. 

“Essa opção é especialmente indicada para mulheres que experimentaram uma perda significativa de volume de mama após a gravidez, amamentação ou perda de peso, por exemplo”, indica o profissional.

Abdominoplastia. A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que remove o excesso de pele e gordura do abdômen, assim como fornece o tratamento para correção de diástase (deslocação) dos músculos abdominais. 

Essa opção é muito comum para pacientes que desejam restaurar seu corpo após a gravidez ou uma perda significativa de peso. Aliás, a associação de mastopexia com abdominoplastia também pode se chamar Mommy Makeaover, por ser um procedimento comum após a gestação.

Morpheus. O Morpheus é uma tecnologia de radiofrequência através de microagulhas de ouro para estimular o colágeno, o que melhora a textura e qualidade da pele – sem utilizar cortes. Por isso, essa é uma técnica é minimamente invasiva. Além disso, ela trata também celulites, estrias e flacidez. Realizado por Kim Kardashian e Demi Moore, esse tratamento tem ganhado cada vez mais adeptos.

Bioestimuladores de colágeno. Os bioestimuladores de colágeno, como o Elleva, são substâncias comuns em procedimentos estéticos para estimular a produção natural de colágeno pelo organismo. Sua aplicação pode ocorrer em várias áreas do corpo, incluindo o rosto, pescoço, mãos e braços, por exemplo. Essa técnica pode ajudar a melhorar a aparência geral da pele, suavizar as linhas de expressão e reduzir a flacidez.

Antes dos 50

Ritidoplastia ou lifting facial. A ritidoplastia, também conhecida como cirurgia de lifting facial, é um procedimento cirúrgico estético que tem como objetivo melhorar a aparência do rosto e pescoço, isto é, minimizando os sinais visíveis de envelhecimento. 

“Durante a cirurgia, são realizadas incisões ao redor das orelhas e, em alguns casos, no couro cabeludo, para permitir que o cirurgião possa acessar as camadas mais profundas da pele e tecidos faciais. Em seguida, remove-se o excesso de pele e tecido e se reposiciona e tensiosa os músculos faciais para proporcionar um aspecto mais jovem e firme ao rosto”, detalha o cirurgião.

Blefaroplastia. É um procedimento seguro e eficaz para rejuvenescer a aparência dos olhos e dar uma aparência mais descansada e jovial. A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia das pálpebras, é um caminho estético que visa melhorar a aparência das pálpebras superiores e/ou inferiores, removendo o excesso de pele, gordura e músculo, além de corrigir flacidez e rugas. 

Na blefaroplastia superior, o médico realiza uma incisão no sulco natural da pálpebra superior, removendo o excesso de pele e/ou gordura, explica Marcelo. “Já na blefaroplastia inferior, a incisão vai logo abaixo dos cílios inferiores ou dentro da pálpebra, removendo o excesso de gordura e/ou pele e corrigindo as bolsas inferiores”, acrescenta.

Além disso, procedimentos já citados acima, como o Morpheus e os bioestimuladores de colágeno, e os corporais, como a mastopexia com prótese e a abdominoplastia, também podem ser recomendados para pacientes nas faixa etária dos 50 anos, destaca o profissional.

Consulte um especialista

O Dr. Marcelo Kolling lembra que, sempre antes de decidir sobre qualquer procedimento estético, é importante conversar com um médico ou especialista para avaliar as opções e determinar o que é melhor para você e suas necessidades específicas. 

“Os procedimentos estéticos podem ser uma forma autocuidado, mas é importante tomar decisões seguras com base em informações ao escolher qualquer tipo de tratamento. As opções são várias e você merece”, destaca.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

Médico aponta que a acupuntura pode trazer benefícios para pacientes com artrite reumatoide, doença intestinal inflamatória e esclerose múltipla

Saúde Mental

Influenciadora recebeu diagnóstico para psicose aguda após desistir do reality show. Entenda as causas e os sintomas do transtorno

Notícias

Assim como escovar os dentes todos os dias, médico otorrino recomenda realizar a lavagem nasal diariamente

Doenças

Com aspectos bastante semelhantes, o lipedema e a celulite são frequentemente confundidos, o que atrapalha o tratamento das condições