Connect with us

O que você está procurando?

Beleza

Cirurgia plástica: veja quais procedimentos fazer antes dos 30, 40 e 50 anos

A cirurgia plástica é uma aliadas de quem busca reverter as marcas de envelhecimento e melhorar a autoestima

Cirurgia plástica: veja quais procedimentos fazer antes dos 30, 40 e 50 anos
Cirurgia plástica: veja quais procedimentos fazer antes dos 30, 40 e 50 anos - Foto: Shutterstock

A cirurgia plástica pode ser uma importante ferramenta para melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas – isto é, tenham elas 30, 40 ou 50 anos. Isso porque, à medida que envelhecemos, é comum que apareçam marcas do tempo como rugas, flacidez e perda de volume em diversas áreas do corpo.

Essas mudanças podem afetar negativamente a autoimagem e a confiança pessoal. Através de procedimentos cirúrgicos, no entanto, é possível corrigir essas alterações e melhorar a aparência física, o que pode levar a um aumento da autoestima e da sensação de bem-estar geral.

O Dr. Marcelo Kolling, cirurgião plástico responsável por famosas como Gkay, Virgínia Fonseca e Gabi Luthai, indica quais os tratamentos ideais para diferentes faixas etárias. Confira:

Antes dos 30

Preenchimento labial. O preenchimento labial é um procedimento minimamente invasivo que usa ácido hialurônico para adicionar volume aos lábios e deixá-los mais carnudos, bem definidos e simétricos. O objetivo é criar uma aparência mais completa e definida dos lábios, sem parecer artificial ou exagerada, explica Marcelo.

Botox. O botox também é uma cirurgia plástica indicada para quem tem menos de 30 anos. Este é um tratamento popular para  rugas e linhas de expressão. É injetado em áreas específicas do rosto, principalmente região da testa e próximo aos olhos para relaxar os músculos responsáveis pela formação das rugas. Ele atenua as marcas de expressão, criando uma aparência mais jovem e suave.

“Isso acontece porque a acetilcolina, responsável por transmitir sinais nervosos aos músculos, faz com que eles se contraiam. Quando a liberação da acetilcolina é bloqueada pela toxina botulínica, os músculos ficam temporariamente paralisados e incapazes de se contrair”, detalha o cirurgião plástico.

Prótese de silicone. No procedimento cirúrgico, uma prótese de silicone é colocada dentro dos seios para aumentá-los. Essa cirurgia plástica é uma opção popular para mulheres que desejam ter seios maiores e mais firmes, assim como melhorar o contorno da mama e o preenchimento do polo superior mamário, afirma o profissional.

Lipoaspiração de definição (Lipo lad). A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que remove o excesso de gordura de áreas específicas do corpo. Com o tempo, o procedimento ficou cada vez mais sofisticado, adicionando novos conceitos de harmonia corporal – atuando no abdômen, costas, braços e coxas. 

“A lipoaspiração é frequentemente usada em áreas que são difíceis de tratar somente com dieta e exercícios, e facilita o resultado de contorno corporal que ganhará uma aparência mais tonificada e definida”, diz.

Antes dos 40

Mastopexia. A mastopexia com prótese é uma cirurgia que combina a elevação dos seios para tratamento da queda das mamas. Dessa maneira, a inserção de implantes mamários consegue trazer uma aparência mais volumosa, preenchimento do polo superior da mama e dá firmeza aos seios. 

“Essa opção é especialmente indicada para mulheres que experimentaram uma perda significativa de volume de mama após a gravidez, amamentação ou perda de peso, por exemplo”, indica o profissional.

Abdominoplastia. A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que remove o excesso de pele e gordura do abdômen, assim como fornece o tratamento para correção de diástase (deslocação) dos músculos abdominais. 

Essa opção é muito comum para pacientes que desejam restaurar seu corpo após a gravidez ou uma perda significativa de peso. Aliás, a associação de mastopexia com abdominoplastia também pode se chamar Mommy Makeaover, por ser um procedimento comum após a gestação.

Morpheus. O Morpheus é uma tecnologia de radiofrequência através de microagulhas de ouro para estimular o colágeno, o que melhora a textura e qualidade da pele – sem utilizar cortes. Por isso, essa é uma técnica é minimamente invasiva. Além disso, ela trata também celulites, estrias e flacidez. Realizado por Kim Kardashian e Demi Moore, esse tratamento tem ganhado cada vez mais adeptos.

Bioestimuladores de colágeno. Os bioestimuladores de colágeno, como o Elleva, são substâncias comuns em procedimentos estéticos para estimular a produção natural de colágeno pelo organismo. Sua aplicação pode ocorrer em várias áreas do corpo, incluindo o rosto, pescoço, mãos e braços, por exemplo. Essa técnica pode ajudar a melhorar a aparência geral da pele, suavizar as linhas de expressão e reduzir a flacidez.

Antes dos 50

Ritidoplastia ou lifting facial. A ritidoplastia, também conhecida como cirurgia de lifting facial, é um procedimento cirúrgico estético que tem como objetivo melhorar a aparência do rosto e pescoço, isto é, minimizando os sinais visíveis de envelhecimento. 

“Durante a cirurgia, são realizadas incisões ao redor das orelhas e, em alguns casos, no couro cabeludo, para permitir que o cirurgião possa acessar as camadas mais profundas da pele e tecidos faciais. Em seguida, remove-se o excesso de pele e tecido e se reposiciona e tensiosa os músculos faciais para proporcionar um aspecto mais jovem e firme ao rosto”, detalha o cirurgião.

Blefaroplastia. É um procedimento seguro e eficaz para rejuvenescer a aparência dos olhos e dar uma aparência mais descansada e jovial. A blefaroplastia, também conhecida como cirurgia das pálpebras, é um caminho estético que visa melhorar a aparência das pálpebras superiores e/ou inferiores, removendo o excesso de pele, gordura e músculo, além de corrigir flacidez e rugas. 

Na blefaroplastia superior, o médico realiza uma incisão no sulco natural da pálpebra superior, removendo o excesso de pele e/ou gordura, explica Marcelo. “Já na blefaroplastia inferior, a incisão vai logo abaixo dos cílios inferiores ou dentro da pálpebra, removendo o excesso de gordura e/ou pele e corrigindo as bolsas inferiores”, acrescenta.

Além disso, procedimentos já citados acima, como o Morpheus e os bioestimuladores de colágeno, e os corporais, como a mastopexia com prótese e a abdominoplastia, também podem ser recomendados para pacientes nas faixa etária dos 50 anos, destaca o profissional.

Consulte um especialista

O Dr. Marcelo Kolling lembra que, sempre antes de decidir sobre qualquer procedimento estético, é importante conversar com um médico ou especialista para avaliar as opções e determinar o que é melhor para você e suas necessidades específicas. 

“Os procedimentos estéticos podem ser uma forma autocuidado, mas é importante tomar decisões seguras com base em informações ao escolher qualquer tipo de tratamento. As opções são várias e você merece”, destaca.

Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Ainda que muitas pessoas usem o cotonete para limpar os ouvidos, é comum ver alertas sobre os riscos do produto para a audição

Saúde Mental

Ranking The Mental State of the World apontou o Brasil como um dos cinco países com pior taxa de saúde mental do globo

Doenças

Jornalista esteve presente no primeiro episódio do podcast Escrito nas Estrelas, apresentado por João Bidu

Beleza

A queda na umidade e o aumento dos ventos do outono representam desafios para manter um cabelo bonito e saudável