Connect with us

O que você está procurando?

Saúde Mental

CNU é neste domingo! Veja dicas para controlar a ansiedade pra prova

O Concurso Nacional Unificado (CNU) ocorre no próximo domingo (05/05) e contará com a participação de mais de 2 milhões de candidatos

CNU é neste domingo! Veja dicas para controlar a ansiedade pra prova
CNU é neste domingo! Veja dicas para controlar a ansiedade pra prova - Foto: Shutterstock

O Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos concursos”, será realizado no próximo domingo (05/05) em todo o Brasil. Os candidatos, além de lidar com a concorrência e a rotina de estudos, precisam encontrar formas de encarar a ansiedade, ou seja, um sintoma comum antes de provas importantes como essa. 

Mais de 2 milhões de candidatos devem prestar a prova em todo o país. Esse número faz do CNU o maior concurso público da história do Brasil. E a grande maioria deve lidar com os efeitos da ansiedade, um problema que pode prejudicar bastante o desempenho na prova, explica o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento.

“A ansiedade pode causar dificuldade de concentração e lapsos de memória durante crises, levando a respostas impulsivas e erros. Ela também pode interferir na capacidade de raciocínio lógico e na tomada de decisões. Isso compromete o rendimento do indivíduo em atividades que demandem esforço mental, como a realização de uma prova, por exemplo”, adverte o especialista.

Como controlar a ansiedade durante a prova?

De acordo com o Dr. Flávio, é possível controlar a ansiedade com alguns cuidados básicos. O ideal é adotá-los a partir de alguns dias antes da prova.

“Se você já sofre com crises de ansiedade anteriormente é importante usar estratégias de manejo desse problema, como meditação, controle respiratório e visualização positiva, o que ajuda a reduzir as chances de crises”, recomenda o psiquiatra.

Além disso, Flávio dá outras dicas importantes que podem ajudar a controlar o problema da ansiedade antes do CNU:

  • Mantenha uma rotina regular de sono nos dias anteriores à prova;
  • No dia anterior, opte por tarefas diferentes que ajudem a ‘distrair’ o cérebro da ansiedade;
  • Desmistifique os receios que te deixam ansioso com pensamentos mais produtivos a respeito da sua tarefa. 

“Se sofrer crises fortes de ansiedade, é importante buscar ajuda médica”, alerta o médico.

Como a meditação pode ajudar a controlar a ansiedade para o CNU?

A meditação é uma prática milenar e uma das principais ferramentas para a regulação da ansiedade pré-prova, o grande vilão dos resultados positivos, explica o filósofo e sociólogo Luiz Fellipe Gonçalves de Carvalho.

Segundo ele, a ansiedade antes de uma prova prejudica bastante a sua capacidade de raciocínio e memória, o que afeta diretamente seus resultados. “Para controlar esse problema, a meditação é uma das técnicas mais importantes”, diz.

“Com o foco na respiração e no momento presente, a técnica reduz os pensamentos negativos e a preocupação excessiva, ajudando a acalmar a mente, corpo e melhorando a concentração e a capacidade de lidar com o estresse”, explica Luiz Fellipe.

Advertisement

Você também vai gostar

Medicamentos

Anfetamina prescrita para TDAH é frequentemente usada como um estimulante. Conheça os riscos do Venvanse

Fitness

Especialista em fisiologia do exercício aponta as principais diferenças entre crossfit, musculação, treino funcional e calistenia

Emagrecer

Diversos fatores levam ao ganho de peso. Conhecê-los é fundamental para conseguir emagrecer definitivamente

Dor

Diversos sintomas podem atingir o joelho, uma articulação naturalmente sobrecarregada. Entenda se os “estalos” exigem atenção