Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Dieta biogênica fez Gaby Amarantos perder 14kg em poucos dias, mas tem riscos

Cantora revelou através do Instagram que emagreceu rapidamente graças à dieta biogênica. Especialistas alertam para os riscos do método

Dieta biogênica fez Gaby Amarantos perder 14kg em poucos dias, mas tem riscos
Dieta biogênica fez Gaby Amarantos perder 14kg em poucos dias, mas tem riscos - Foto: Shutterstock

No último domingo, a cantora Gaby Amarantos surpreendeu seus seguidores no Instagram ao compartilhar sua jornada de perda de peso. Ela atribui o emagrecimento a uma mudança radical em sua alimentação, adotando a “dieta biogênica”. A artista revelou ter perdido impressionantes 14 quilos em poucos dias com essa nova abordagem.

No entanto, especialistas alertam para os perigos da estratégia de alimentação, se não administrada de maneira correta. De acordo com a médica Patrícia Santiago, a alimentação biogênica se concentra em alimentos “vivos”, consumindo alimentos por necessidade. Isto é, em oposição ao prazer ou ao simples desejo.

O que é a dieta biogênica

“Os alimentos biogênicos incluem sementes de girassol, castanhas, amêndoas, nozes, brotos, grãos germinados, frutas e vegetais crus, excluindo alimentos processados. Muito parecido com a dieta crudívora. A ideia por trás dessa dieta é escolher alimentos que “geram vida”, como sementes germinadas, porque eles realmente têm o potencial de criar vida”, explica a profissional.

Segundo Patrícia, incorporar alimentos biogênicos e bioativos na dieta diária pode ser benéfico para a saúde. Isso porque esses alimentos são ricos em nutrientes e têm alta biodisponibilidade, o que significa que nossos corpos podem absorver seus nutrientes de forma mais eficaz. Portanto, comer mais verduras, frutas, legumes, cereais e proteínas vegetais de qualidade pode contribuir para melhorar a saúde geral.

Sem comprovação científica

Contudo, embora a alimentação biogênica tenha atraído a atenção de Gaby Amarantos e de muitas outras pessoas, é importante destacar que não há evidências científicas suficientes que comprovem os benefícios reais dessa dieta. Vale destacar que também não há muitos dados também sobre possíveis efeitos colaterais ou perigos, pois o tema é pouco pesquisado. 

A médica destaca que aderir estritamente a essa abordagem sem acompanhamento nutricional pode ser desafiador. Além disso, em alguns casos, pode levar a efeitos colaterais, como dores de cabeça, febre e desconforto abdominal. “Utilizar a dieta biogênica apenas como modo de perder peso, sem cuidar da questão nutricional, é sim um perigo e traz diversos efeitos perigosos”, afirma.

“Nesse caso, se for exclusivamente para emagrecer, em vez de adotar extremos, é mais sensato equilibrar a dieta, incluindo alimentos biogênicos em um contexto mais amplo e variado. A mudança abrupta de uma dieta rica em alimentos ultraprocessados para uma baseada apenas em alimentos vivos pode não ser adequada para todos e pode resultar em desconfortos”, acrescenta a especialista.

Importância do acompanhamento profissional

Ela sugere que a dieta biogênica pode ser saudável, se aplicada de maneira correta. Nesse sentido, é crucial o acompanhamento de um nutricionista ou médico, pois serão necessárias quantidades maiores desses alimentos para consumir as calorias diárias necessárias.

Patrícia ressalta que o incentivo a uma alimentação saudável é sempre válido, mas é essencial procurar orientação profissional para criar um cenário alimentar que seja equilibrado e atenda às necessidades individuais, evitando extremismos e restrições severas apenas para perder peso. Consultar um nutricionista ou médico é a melhor maneira de garantir que sua dieta seja saudável e sustentável a longo prazo.

Advertisement

Você também vai gostar

Doenças

O diagnóstico pode ser feito ainda na maternidade, e o tratamento da perda auditiva é indispensável para o desenvolvimento da criança

Saúde da Mulher

Médica recomenda abandonar os apps e as tabelinhas para se atentar aos sinais que o corpo dá. Veja como identificar a ovulação

Câncer

Ícone do pagode dos anos 90, Anderson Molejão morreu nesta sexta-feira (26) vítima de um câncer raro na região da virilha

Saúde Mental

No filme de Todd Phillips, os personagens de Joaquin Phoenix e Lady Gaga sofrem de Folie à Deux, uma síndrome psiquiátrica rara