Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Inverno facilita ganho de peso: veja como evitar

Aumento do apetite e baixa hidratação contribuem para o ganho de peso durante a estação mais fria do ano, mas algumas dicas ajudam a prevenir

Inverno facilita ganho de peso: veja como evitar
Inverno facilita ganho de peso: veja como evitar - Foto: Shutterstock

Além de diminuir o ânimo do dia a dia e aumentar os casos de doenças respiratórias, o inverno também facilita o ganho de peso. Isso porque o nosso organismo gasta mais calorias para se manter aquecido durante a estação, levando ao consumo de mais alimentos calóricos e ricos em carboidratos. Além disso, costumamos consumir menos água nos dias frios, o que também contribui para o aumento do apetite.

Quem quer evitar a todo o custo o ganho de peso, deve então redobrar os cuidados durante a estação. Pensando nisso, a endocrinologista e metabologista Thais Mussi elencou algumas dicas que podem ajudar. Confira:

1. Aumente a porção dos alimentos

Pode parecer contraditório, mas a especialista recomenda aumentar a quantidade ou a ingestão de alimentos calóricos nas refeições. Isso aumenta a sensação de saciedade e, consequentemente, diminui a vontade de “beliscar” alimentos ao longo do dia. 

2. Não abandone o exercício físico 

É comum que as pessoas diminuam a atividade física no inverno, o que impulsiona o ganho de peso neste período. Então, procure manter a rotina de exercícios, mesmo que seja difícil sair no frio. 

3. Nunca deixe de beber água

Consumir a quantidade adequada de água também é importante para manter o corpo em atividade, prevenir a desidratação e reduzir a sensação de fome. Portanto, mesmo sem sentir sede, mantenha o corpo hidratado.

4. Cuidado com as sopas

O inverno é uma época em que as pessoas costumam consumir sopas. No entanto, é preciso ter cuidado com os ingredientes do prato. O ideal é adicionar no máximo 4 tipos de vegetais, um macarrão leve, um tipo de carne, e maneirar no consumo de queijo.

5. Não se esqueça das saladas

Fonte de fibras e nutrientes, as saladas também devem fazer parte da alimentação no inverno. Portanto, opte por opções que possam ser refogadas com azeite, como repolho, espinafre, couve e agrião – e claro, não deixe de fora a cebola e o tomate.

6. Controle o consumo de massas

O equilíbrio é ponto fundamental para passar o inverno sem ganho de peso. Por isso, evite comer pratos muito calóricos como lasanhas e macarrão o tempo todo. 

7. Passe a incluir mingau nas refeições

O mingau é um alimento nutritivo e delicioso para consumir no inverno. Lembre-se apenas de optar por opções saudáveis. Sendo assim, consuma uma tigela no café da manhã ou lanche da tarde para aumentar a sensação de saciedade. 

8. Invista em bebidas quentes

Chás e cafés são muito bem-vindos no inverno. O chocolate quente também, porém em menor quantidade ou em versões que o leite utilizado seja menos gorduroso.

9. Faça lanches saudáveis

Frutas como banana e abacate, e oleaginosas, como nozes e castanha são uma opção de lanche no inverno, pois fazem muito bem para a saúde.

Advertisement

Você também vai gostar

Alimentação

Ricas em vitaminas e proteínas, as sementes de cânhamo são consideradas um superalimento graças aos impactos positivos no organismo

Sem categoria

Diversos fatores podem levar ao surgimento da dermatite seborreica, como a má higienização, uso de alguns produtos e até mesmo o frio

Doenças

As hepatites virais (principalmente B e C) causam cerca de 375 milhões de casos pelo globo, e podem evoluir para formas graves

Beleza

O “banho premium plus” é mais uma tendência de autocuidado que viralizou nas redes sociais. Veja quais são as recomendações de especialistas