Connect with us

O que você está procurando?

Emagrecer

Manter o intestino saudável facilita a perda de peso; entenda

Quando está equilibrada, a microbiota do intestino regula o metabolismo, controla o apetite e ainda promove outros aspectos benéficos à perda de peso

Manter o intestino saudável facilita a perda de peso; entenda
Manter o intestino saudável facilita a perda de peso; entenda - Foto: Shutterstock

Manter o intestino saudável pode ser uma peça fundamental para quem busca perder peso. Isso porque é ele o responsável por diversas funções no nosso organismo, incluindo a absorção de nutrientes e a eliminação de resíduos e toxinas. Por isso, quando não está funcionando corretamente, pode afetar o emagrecimento.

Alimentos processados, aqueles ricos em gordura e açúcar, podem afetar o equilíbrio da microbiota intestinal, que é composta por milhões de bactérias benéficas. Elas contribuem para o andamento do sistema imunológico, processo de digestão, absorção de nutrientes e proteção do próprio órgão. Além disso, ajudam a manter o equilíbrio neurológico. Por isso, o desequilíbrio da microbiota pode causar inflamações, resistência à insulina e outras condições que dificultam a perda de peso.

Já quando está em equilíbrio e saudável, a microbiota do intestino pode ajudar a regular o metabolismo, controlar o apetite e a absorção de nutrientes. Ela também melhora a resposta à insulina, levando a uma redução da inflamação no corpo e uma melhor queima de gordura, explica Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

Como fortalecer a saúde do intestino?

“Para manter o intestino saudável, é importante ter uma alimentação equilibrada, rica em fibras, vitaminas e minerais. Além disso, ingerir frutas, verduras, legumes, cereais integrais e fontes de proteína magra podem contribuir para o bom funcionamento intestinal”, indica Matheus.

Outra forma de contribuir para saúde intestinal, segundo o nutricionista, é por meio do consumo de prebióticos e probióticos. 

  • Prebióticos: estão presentes em alimentos como banana, trigo, aveia, cebola e chicória, por exemplo. Eles favorecem a proliferação de bactérias benéficas no intestino, aumentam a absorção de nutrientes, regulam a absorção de açúcar, aumentam a saciedade e ajudam no trânsito intestinal. 
  • Probióticos: são microorganismos vivos benéficos à nossa saúde. Contribuem para a regulação do trânsito intestinal, melhora da digestão e reforçam nossa imunidade. Estão presentes em alimentos como iogurte, leite fermentado, kefir, kombuchá.
Advertisement

Você também vai gostar

Notícias

Colocado através de cirurgia, o implante coclear é indicado para pacientes com perda auditiva severa à profunda

Notícias

Compressões na coluna vertebral podem pode afetar a funcionalidade dos nervos, levando a sensação de formigamento nas mãos e nos dedos

Doenças

A sarcopenia diminui a massa muscular, a força e, com isso, a qualidade de vida de pessoas idosas - especialmente as sedentárias

Doenças

Casos de AVC e infarto aumentam entre 20% e 30% respectivamente durante o clima frio. Veja como se proteger no inverno